O Volvo EX30 2024 é o veículo elétrico mais acessível da marca, com preços a partir de R$ 219.950. E após o lançamento, a Volvo deu mais detalhes sobre o cronograma, futuras versões e metas de vendas para o SUV elétrico compacto que tem se revelado um sucesso, com mais de 2.000 pedidos na pré-venda.

O Volvo EX30 2024 foi lançado no Brasil em quatro versões, todas equipadas com o motor elétrico traseiro de 272 cv de potência e 35 kgfm de torque, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos na versão de entrada e 5,3 segundos para os modelos Extended Range - a velocidade máxima é sempre de 180 km/h. São duas opções de baterias: 51 kWh LFP ou 69 kWh NMC, o que pode resultar em uma autonomia de aproximadamente 340 ou 470 km pelo padrão WLTP, respectivamente. 

Galeria: Novo Volvo EX30 2024 - fotos oficiais (BR)

E após o lançamento do EX30 monomotor, a expectativa fica por conta da variante mais potente de motor duplo e tração integral, que a Volvo batizou de EX30 Twin Motor. 

O Volvo EX30 Twin Motor conta com um motor duplo, tração nas quatro rodas, 315 kW (428 cv) de potência combinada e 55,7 kgfm de torque máximo. Nesta versão, o SUV compacto precisa de apenas 3,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h. 

Volvo EX30 (2023) - traseira

Nesta variante, a bateria de 69 kWh de capacidade (64 kWh efetivos) tem autonomia informada pela Volvo de 450 km no ciclo combinado e 588 km no uso exclusivamente urbano. A potência de recarga é de 11 kW em AC e 153 kW DC. 

Durante o evento de apresentação para jornalistas em Barcelona, Espanha, onde o InsideEVs Brasil esteve presente, os executivos da montadora sueca informaram que o lançamento da versão de tração integral e 428 cv de potência será em 2025, sem especificar a data. 

Novo Volvo EX30 2024 - fotos do lançamento ao vivo

Além disso, apuramos que a meta de vendas do Volvo EX30 será de 10.000 unidades no fechamento de 2024, ou seja, desde o começo das entregas em maio até dezembro do ano que vem. Segundo relatado, esse seria o volume negociado com a matriz para o nosso mercado.

Com Thiago Moreno do Motor1 Brasil, de Barcelona, Espanha