A BYD deve anunciar em breve uma decisão sobre o local de sua primeira fábrica de carros elétricos na Europa. De acordo com o jornal alemão The Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung (FAS), via Reuters, a fábrica europeia será construída na Hungria. A informação não é oficial, baseada em "fontes não identificadas próximas à BYD" que indicam que "a decisão já havia sido tomada internamente".
O artigo também aponta que, no mês passado, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, encontrou-se com o presidente da BYD, Wang Chuanfu.
Bem, ainda não há comentários oficiais, mas a escolha da Hungria não seria surpreendente, pois a BYD já tem uma fábrica de ônibus elétricos no país.
A Hungria faz parte da União Europeia, o que permitiria que o local produzisse e vendesse carros localmente em toda a região, sem nenhum problema. Lembremos que a União Europeia abriu uma investigação anti-subsídios contra os veículos elétricos chineses vendidos na Europa, o que, no futuro, pode resultar em algumas tarifas de importação (para apoiar a indústria automotiva local).
O terceiro elemento é o fato de a Hungria ser um dos países mais favorecidos por muitos investimentos chineses. A maior fabricante de baterias de íons de lítio para veículos elétricos do mundo, a CATL, já está construindo uma enorme fábrica de 100 GW no país.
A BYD se tornou a maior fabricante de carros elétricos e híbridos plug-in do mundo e, no terceiro trimestre, praticamente igualou a Tesla em termos de volume de vendas de carros totalmente elétricos (a diferença foi de apenas 3.456 unidades).
Com um recorde de mais de 300.000 vendas por mês em outubro e um aumento das exportações para mais de 30.000 unidades no mês passado (aproximadamente 10% do volume total), a fabricante chinesa agora está de olho nos mercados estrangeiros.
Em algum momento, as exportações serão altas o suficiente para justificar o investimento na produção local. Além disso, as exigências do mercado local geralmente favorecem a produção local.
Esse pode ser o caso também nos EUA, onde a BYD começou com uma fábrica de ônibus elétricos na Califórnia. A Lei de Redução da Inflação de 2022 (IRA) incentiva a produção local de veículos elétricos e baterias. A questão é se a BYD decidirá entrar no segmento de carros na América do Norte e onde a fábrica poderá ser instalada - potencialmente no México, onde a BYD atualmente oferece carros elétricos importados da China.
No Brasil, onde a BYD liderou as vendas de carros elétricos com folga em outubro, a montadora chinesa oficializou sua fábrica, que será construída em Camaçari (BA) e tem previsão de início de operação a partir do final de 2024. Por lá, serão montados os modelos Dolphin, Song Plus e Yuan Plus.
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