A Ram revelou oficialmente a nova Ram 1500 Ramcharger. A Stellantis decidiu se diferenciar do resto da indústria e oferecer um veículo elétrico de longo alcance, ou EREV, na forma de uma picape elétrica com extensor de alcance - um veículo elétrico que não é zero emissão ao rodar.
No comunicado oficial, a Stellantis informa que a picape tem uma "autonomia elétrica ilimitada de bateria". E a configuração de trem de força é semelhante ao que já vimos com o BMW i3 na versão Range Extender, mas aqui as especificações são bastante parrudas.
O módulo de propulsão elétrica dianteira (EDM), como a Ram chama, entrega 250 kW (335 cavalos) e o traseiro adiciona mais 238 kW (319 cv) à mistura para uma potência combinada de 654 cv e 85 kgfm de torque, permitindo acelerar de 0 a 96 km/h em 4,4 segundos.
Enquanto a versão elétrica a bateria (BEV) vem com uma opção de bateria de 168 ou 229 kWh, a variante com extensor de autonomia requer uma bateria menor, de 92 kWh. Quando a bateria está vazia (ou você quer economizar energia para mais tarde), um Pentastar V6 de 3,6 litros é acionado. Ele fornece 130 kW de eletricidade por meio de um gerador. A eletricidade também pode ser usada para fornecer mais energia ao sistema de propulsão do que a bateria pode fornecer em condição de uso mais intensa.
Entretanto, o V6 não pode mover as rodas diretamente. O motor de combustão foi adaptado para a tarefa de acionar o gerador. Ele é instalado de forma particularmente compacta para que o EDM dianteiro ainda caiba sob o capô. O gerador também é montado diretamente no motor.
A bateria pode ser carregada com até 145 kW em um ponto de carregamento de 400 volts DC, o suficiente para adicionar 80 km de autonomia em 10 minutos.
Segundo a Stellantis, o alcance declarado é de até 690 milhas, ou seja, nada menos que 1.110 quilômetros. Isso provavelmente se refere à soma do alcance da bateria e do alcance do extensor de alcance. Para comparação: a picape elétrica a bateria da Ram oferece uma autonomia de 800 km com a bateria grande - ambas, é claro, de acordo com o padrão americano EPA.
Baseada na plataforma STLA-Frame, a Ram 1500 Ramcharger conta com suspensão traseira multilink e suspensão a ar como item de série. Essa última oferece cinco modos diferentes: entrada/saída, aero, normal, off-road 1 e off-road 2.
Há desconexão automática da roda no eixo dianteiro, que permite que as rodas dianteiras girem livremente em determinadas condições, maximizando assim a eficiência. O segundo EDM está posicionado no eixo traseiro e tem um diferencial de eixo traseiro com bloqueio eletrônico. A capacidade máxima de reboque é de 6,4 toneladas e a carga útil é de até 1,2 toneladas.
A picape está preparada para a função de carregamento bidirecional. Isso significa que outro carro elétrico pode ser carregado com até 7,2 kW ou a eletricidade pode ser enviada para a rede ou outros dispositivos externos.
A Ram ainda não divulgou preços, versões ou data de lançamento, mas já abriu as reservas para a picape elétrica com extensor de alcance.
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