A unidade de compartilhamento de viagens autônomas da GM, a Cruise, não tem passado por bons momentos. A divisão tem sido alvo de críticas do público e dos órgãos reguladores nas últimas semanas, tendo até mesmo sua licença para oferecer viagens pagas sem motorista suspensa pelo estado da Califórnia devido a grandes preocupações com a segurança.
Agora, em mais um golpe contra a empresa de robôs-taxi que sangra dinheiro, o CEO da Cruise, Kyle Vogt, confirmou aos funcionários que a empresa controladora está interrompendo a produção do veículo elétrico Cruise Origin.
De acordo com a Forbes, que obteve o áudio da reunião, Vogt confirmou a pausa na produção para a equipe durante uma reunião com todos os funcionários. A discussão tinha como objetivo abordar como a empresa lidaria com a decisão do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia de suspender a licença de operação sem motorista da Cruise.
A suspensão ocorreu no mês passado, depois que uma mulher foi gravemente ferida por um carro dirigido por humanos e, em seguida, jogada na frente de um Chevrolet Bolt EV sem motorista da marca Cruise, que a atropelou. Os órgãos reguladores estaduais alegam que a Cruise "deturpou" a tecnologia de segurança de seus carros sem motorista e expressou preocupação especial com a segurança dos pedestres. Pouco tempo depois, a Cruise anunciou que interromperia todas as operações sem motorista em todo o país.
"Como muito disso está em fluxo, tomamos a decisão com a GM de pausar a produção do Origin", disse Vogt.
O Cruise Origin - para quem não sabe - é um veículo Mobility as a Service totalmente elétrico, desenvolvido em conjunto pela Cruise, sua controladora General Motors e a Honda. Seus planos originais previam uma cabine totalmente sem motorista com muito espaço para os passageiros. No entanto, a maioria dos veículos da Cruise que oferecem deslocamentos de robotáxi nas ruas são Chevrolet Bolt; até recentemente, eles estavam operando em cidades como São Francisco, Austin e Miami. A Cruise planejava eventualmente utilizar o Origin para transporte e entregas sob a plataforma da empresa.
Até sua pausa oficial, o Origin foi produzido na fábrica Factory Zero da GM em Hamtramck, Michigan, juntamente com as mesmas linhas que constroem o Cadillac Escalade IQ elétrico, o Chevrolet Silverado EV e o GMC Hummer EV. Não está claro se a interrupção da produção afetará os trabalhadores da fábrica de forma significativa.
Na gravação, Vogt esclareceu mais tarde que a GM já havia produzido "centenas" de exemplares do Origin, o que é "mais do que suficiente para o curto prazo, quando estivermos prontos para acelerar a produção".
Um porta-voz da GM confirmou essa notícia ao InsideEVs. "Estamos terminando a produção de um pequeno número de veículos pré-comerciais e, depois disso, planejamos pausar temporariamente a produção", disse o funcionário. "De forma mais ampla, acreditamos que os veículos autônomos transformarão a maneira como as pessoas se locomovem pelo mundo, e o Origin é uma parte importante da jornada AV - é o primeiro veículo escalável projetado especificamente para viagens autônomas e tornará o transporte mais acessível."
No entanto, a Cruise tem uma grande luta pela frente. A empresa vem perdendo dinheiro ao longo de sua história, e isso não mudou em 2023. Desde janeiro, a GM relatou uma perda de US$ 1,9 bilhão com a Cruise - US$ 732 milhões em perdas apenas no terceiro trimestre. Agora, com a incapacidade (ainda que temporária) de oferecer viagens sem motorista e um número impressionante de 1,5 trabalhadores em toda a empresa por robotáxi, a empresa precisará, sem dúvida, aprofundar suas reservas de caixa para se manter viva.
A CEO da GM, Mary Barra, disse que a montadora ainda acredita que a Cruise tem "uma tremenda oportunidade de crescer e se expandir", e parece improvável que a empresa queira retirar seu compromisso com os veículos autônomos ou com a própria Origin. Mas se a Cruise conseguir voltar a rodar, ela tem muito a provar.
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