A GM apresentou recentemente o Ultra Cruise, sua nova tecnologia de assistência ao motorista. O sistema de direção semiautônoma promete a condução mãos-livres em 95% de todos os cenários de trânsito e poderá ser utilizado em todas as rodovias pavimentadas nos EUA e Canadá. 

Segundo o comunicado da GM, o piloto automático Ultra Cruise cobrirá mais de 2 milhões de quilômetros de estradas nos dois maiores países da América do Norte, com capacidade para se expandir até mais de 5,5 milhões de quilômetros. Os motoristas poderão conduzir sem precisar colocar as mãos no volante em quase todas as estradas, incluindo ruas em trechos urbanos, vias secundárias e estradas rurais pavimentadas, além de rodovias.

"O Ultra Cruise não é apenas um divisor de águas em termos do que permite - uma experiência de condução porta a porta - mas também uma tecnologia", disse Doug Parks, vice-presidente executivo da GM de Desenvolvimento Global de Produtos, Compras e Supply Chain. "Foi desenvolvido completamente internamente."

GM - Ultra Cruise

Os dois sistemas avançados de assistência ao motorista da GM irão coexistir na programação da empresa com o Super Cruise disponível para veículos mais acessíveis e o Ultra Cruise reservado para os carros mais premium, como os modelos Cadillac, por exemplo. 

"A combinação do Ultra Cruise para modelos premium e Super Cruise para veículos mais acessíveis nos permitirá oferecer tecnologia de assistência ao motorista em diferentes faixas de preço e segmentos", disse Parks.

O Ultra Cruise é baseado na plataforma de software Ultifi e da Plataforma de Inteligência veicular. Graças a isto, pode adicionar recursos, funções e serviços ao longo do tempo através de atualizações remotas (Over the Air). Além disso, também se aproveita das capacidades do Super Cruise com novos recursos de condução automatizados:

  • Fornecer aos usuários informações com base em sua experiência com o sistema através de um nova tela dinâmica
  • Interagir com dispositivos permanentes de controle de tráfego (semáforos, por exemplo)
  • Seguir rotas de navegação
  • Acompanhar o fluxo; respeitar limites de velocidade
  • Suporte a mudança automática de faixa e sob demanda
  • Suporte para virar a esquerda e a direita
  • Suporte para evitar objetos próximos
  • Auxílio para estacionamento em calçadas residenciais
  • O sistema também possui visão de 360 graus

A Ultra Cruise funciona por meio de uma combinação de câmeras, radares e um LiDAR no para-brisa (o primeiro nos EUA), desenvolvendo representações estatísticas tridimensionais de 360 graus do ambiente ao redor dos veículos com redundâncias em áreas críticas.

Outro componente é a Interface Homem-Máquina, através da qual o sistema apresenta informações ao motorista e se comunica quando precisa assumir o controle do veículo, uma estratégia que visa integrar o condutor sempre atento à condução, uma vez que se trata de um sistema semiautônomo. 

A GM planeja estrear a nova tecnologia semiautônoma Ultra Cruise em 2023, inicialmente com a marca Cadillac, embora a empresa ainda não tenha definido quais modelos contarão com o sistema, nem o preço de aquisição ou eventual mensalidade pelo uso da comodidade - o atual Super Cruise é grátis por 3 anos, e depois disso requer uma taxa mensal de US$ 25 para uso definitivo.