O Dacia Spring foi uma pequena grande revolução, não apenas para a marca do Grupo Renault, mas para o mundo dos carros elétricos. Nunca antes um modelo movido a bateria havia tido um preço tão baixo: 19.900 euros (R$ 104.000) no lançamento (2020), depois aumentado para os atuais 21.400 euros (R$ 112.500), ainda bom o suficiente para mantê-lo como o carro elétrico mais barato do mercado.

Agora, o primeiro carro elétrico da marca está prestes a passar por uma reformulação, conforme anunciado há mais de um ano pelo CEO do Grupo Renault (do qual a Dacia faz parte), Luca De Meo. A chegada do novo Dacia Spring está programada para 2024, com inovações estéticas e técnicas que antecipamos hoje com nosso render exclusivo.

Mudança de visual

Uma das principais mudanças estilísticas do novo Dacia Spring será na dianteira, onde serão encontrados alguns elementos já presentes na geração atual e outros prontos para aterrissar no restante da linha, incluindo o novo Duster.

Galeria: Dacia Spring (2024) - projeção Motor1

Assim, a grade fina manterá o novo logotipo da Dacia no centro, perfeitamente integrado às faixas horizontais que o compõem. Nas laterais, haverá luzes diurnas de LED com um design completamente novo, mais fino e mais atraente. Embora o Dacia Spring seja atualmente atraente por seu preço, o mesmo não pode ser dito de seu estilo um tanto "anônimo".

Quanto ao resto, o pequeno carro elétrico será atualizado em vários detalhes da carroceria, que manterá o layout de crossover com proteções plásticas e barras de teto. Em termos de dimensões, não se espera que o Spring renovado cresça muito em relação aos seus atuais 3,73 metros.

Dacia Spring Extreme (2023)

Mais maduro

Mecanicamente, espera-se que o novo Dacia Spring seja baseado na plataforma CMF-A EV, descrita por De Meo como "a mais acessível do mundo" e projetada especificamente para carros elétricos. Uma evolução tecnológica da atual CMF-A, que é mais segura e mais avançada. No entanto, o layout mecânico permanecerá o mesmo da geração atual, com tração dianteira e pacote de baterias sob o assoalho.

Espera-se que a potência do motor - atualmente com 45 ou 65 cv, dependendo do nível de acabamento - e a capacidade da bateria (agora com 27,4 kWh) aumentem significativamente, mas sem exageros, para aumentar a autonomia sem sobrecarregar o peso e o custo. De fato, o novo Spring manterá um espírito puramente urbano, podendo assim dispensar dados técnicos particularmente "agressivos". Até porque o foco será mais uma vez o preço, que deve ser mantido o mais baixo possível para enfrentar a concorrência do recém-chegado Citroen e-C3.

É exatamente por isso que a tecnologia de bordo também poderia receber uma atualização, com um novo monitor de informação e entretenimento - derivado do que existe no restante da linha - bem como materiais e montagem mais refinados.

O último elemento diz respeito à fábrica: por enquanto, parece que o Grupo Renault pretende manter a produção na fábrica chinesa de Shiyan, de propriedade da joint venture entre a Dongfeng, a Renault e a Nissan.