A BMW confirmou o lançamento do novo BMW i5 no Brasil em 2024. O sedã elétrico baseado no novo Série 5 está sendo produzido na fábrica do BMW Group em Dingolfing e virá ao país apenas na versão elétrica de topo i5 M60, com 601 cv de potência e pacote completo de tecnologia.
Revelado em maio, o novo BMW Série 5 2024 estreou a versão elétrica batizada i5, que será oferecida com duas opções de motores, um eDrive40 e um modelo de desempenho chamado M60 xDrive com um sistema de tração integral. Ambos recebem a mesma bateria de 81 kWh para autonomia de até 582 km pelo ciclo WLTP.
O novo BMW i5 2024 é quase dez centímetros mais comprido que o Série 5 antecessor; ficou grande: mede 5,06 metros, e a largura, altura e distância entre-eixos também aumentam ligeiramente.
No lançamento, foram apresentadas duas variantes, uma com tração traseira e outra com tração integral. No decorrer de 2024 será apresentada "outra variante do BMW i5 com tração integral elétrica".
BMW i5 eDrive40 | BMW i5 M60 xDrive | |
Tração/Motor | Traseiro, 250 kW (340 cv) | Integral, 442 kW (600 cv) |
Torque | 430 Nm | 820 Nm |
0-100 km/h / Máxima | 6,0 seg. / 193 km/h | 3,8 seg. / 230 km/h |
Consumo de energia WLTP | 15,9-19,5 kWh/100 km | 18,2-20,6 kWh/100 km |
Bateria líquida / autonomia | 81 kWh / 477-582 km | 81 kWh / 455-516 km |
Carregamento | até 11 kW CA, até 205 kW DC | até 11 kW CA, até 205 kW DC |
Tempo de carregamento DC (10-80%) | aprox. 30 min | aprox. 30 min |
O novo BMW i5 recebe a propulsão elétrica de quinta geração (Gen5) com amplas melhorias. O modelo que virá ao Brasil é a variante de topo i5 M60 xDrive com tração integral de 442 kW (600 cv) que pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
Ambas as variantes têm uma bateria de 81 kWh, a mesma encontrada no BMW i4 e com autonomia de 582 km pelo ciclo WLTP. Ela é composta por quatro módulos com 72 células de cada e três módulos com doze células cada - a capacidade líquida de 81,2 kWh é maior que a do i4 (onde, segundo o configurador, é de apenas 76,6 kWh).
No cockpit há apenas alguns botões e controles. A maioria das funções é controlada através da ampla tela curva, composta por um quadro de instrumentos de 12,3" e uma tela sensível ao toque de 14,9". Outro destaque é a opcional Interaction Bar, uma unidade funcional retroiluminada com uma estrutura de superfície cristalina que se estende por toda a largura do painel de instrumentos e até os painéis das portas.
A BMW ainda não definiu o pacote de equipamentos para o i5 que será vendido no Brasil, nem a data oficial de lançamento por aqui, detalhes que serão revelados mais adiante.
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