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Novo BMW i5: sedã elétrico de 600 cv está confirmado para o Brasil em 2024

Recheado de tecnologia, nova geração do Série 5 virá ao país apenas na versão elétrica i5 M60 xDrive

BMW i5 M60 xDrive (2023)

A BMW confirmou o lançamento do novo BMW i5 no Brasil em 2024. O sedã elétrico baseado no novo Série 5 está sendo produzido na fábrica do BMW Group em Dingolfing e virá ao país apenas na versão elétrica de topo i5 M60, com 601 cv de potência e pacote completo de tecnologia. 

Revelado em maio, o novo BMW Série 5 2024 estreou a versão elétrica batizada i5, que será oferecida com duas opções de motores, um eDrive40 e um modelo de desempenho chamado M60 xDrive com um sistema de tração integral. Ambos recebem a mesma bateria de 81 kWh para autonomia de até 582 km pelo ciclo WLTP.

BMW i5 M60 xDrive (2023)

O novo BMW i5 2024 é quase dez centímetros mais comprido que o Série 5 antecessor; ficou grande: mede 5,06 metros, e a largura, altura e distância entre-eixos também aumentam ligeiramente.

No lançamento, foram apresentadas duas variantes, uma com tração traseira e outra com tração integral. No decorrer de 2024 será apresentada "outra variante do BMW i5 com tração integral elétrica".

  BMW i5 eDrive40 BMW i5 M60 xDrive
Tração/Motor Traseiro, 250 kW (340 cv) Integral, 442 kW (600 cv)
Torque 430 Nm 820 Nm
0-100 km/h / Máxima 6,0 seg. / 193 km/h 3,8 seg. / 230 km/h
Consumo de energia WLTP 15,9-19,5 kWh/100 km 18,2-20,6 kWh/100 km
Bateria líquida / autonomia  81 kWh / 477-582 km  81 kWh / 455-516 km
Carregamento até 11 kW CA, até 205 kW DC até 11 kW CA, até 205 kW DC
Tempo de carregamento DC (10-80%) aprox. 30 min aprox. 30 min

O novo BMW i5 recebe a propulsão elétrica de quinta geração (Gen5) com amplas melhorias. O modelo que virá ao Brasil é a variante de topo i5 M60 xDrive com tração integral de 442 kW (600 cv) que pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. 

Ambas as variantes têm uma bateria de 81 kWh, a mesma encontrada no BMW i4 e com autonomia de 582 km pelo ciclo WLTP. Ela é composta por quatro módulos com 72 células de cada e três módulos com doze células cada - a capacidade líquida de 81,2 kWh é maior que a do i4 (onde, segundo o configurador, é de apenas 76,6 kWh).

Galeria: BMW i5 M60 xDrive (2023)

No cockpit há apenas alguns botões e controles. A maioria das funções é controlada através da ampla tela curva, composta por um quadro de instrumentos de 12,3" e uma tela sensível ao toque de 14,9". Outro destaque é a opcional Interaction Bar, uma unidade funcional retroiluminada com uma estrutura de superfície cristalina que se estende por toda a largura do painel de instrumentos e até os painéis das portas.

A BMW ainda não definiu o pacote de equipamentos para o i5 que será vendido no Brasil, nem a data oficial de lançamento por aqui, detalhes que serão revelados mais adiante.