As vendas de carros elétricos e híbridos continuam quebrando recordes mês após mês no Brasil. E outubro não foi diferente: segundo os dados da ABVE, foram 9.537 veículos eletrificados leves emplacados no país, um crescimento de 114% na comparação anual e 13% a mais sobre setembro, o melhor resultado da série histórica.
Ainda de acordo com o levantamento da ABVE, no acumulado do ano foram 67.047 veículos eletrificados leves (HEV+PHEV+BEV), um aumento de 73% sobre o mesmo período do ano passado. Com isto, a frota circulante de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in no país já se aproxima das 200.000 unidades.
A participação de mercado dos eletrificados em outubro foi 4,6%, o que mostra um rápido avanço dos elétricos e híbridos, considerando que no mesmo mês do ano passado eles respondiam por apenas 2,6% das vendas totais.
Outra mudança dentro do segmento de eletrificados é o avanço dos elétricos a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) sobre os híbridos (HEV). Em outubro, 61% das vendas foram de modelos "que vão na tomada" (BEV+PHEV), enquanto os híbridos não plug-in ficaram com 39%.
Recordes de vendas à parte, o início de novembro não trouxe boas notícias para o segmento. O texto da reforma tributária foi modificado para manter incentivos para carros com motores a combustão sem eletrificação e o governo anunciou a retomada da cobrança do imposto de importação para carros elétricos e híbridos a partir de janeiro de 2024.
Os próximos meses vão confirmar (ou não) a resiliência do segmento diante da falta de incentivos no curto prazo, ainda que marcas como BYD e GWM, as líderes de vendas, tenham projetos de produção nacional no médio prazo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv