BYD e CATL irão fornecer baterias para veículos elétricos da Audi
Fornecimento valerá para veículos elétricos da Audi produzidos na China
A joint venture FAW-Audi produzirá três veículos elétricos na China: Audi Q6L e-tron, Q6L Sportback e-tron e A6L e-tron, todos eles equipados com as baterias LFP da BYD e NMC ternárias da CATL, segundo informado pela imprensa local.
Esta é a primeira vez que vemos baterias produzidas pelas chinesas BYD e CATL sendo aplicadas aos veículos elétricos da marca premium alemã. As baterias LFP da BYD têm menor densidade de energia e geralmente são mais baratas, enquanto as baterias NMC ternárias da CATL são mais caras e têm maior densidade de energia, devendo ficar reservadas aos modelos mais equipados.
Galeria: Audi Q5 E-Tron - China
Segundo relatado há algum tempo, a joint venture FAW-Audi JV (60% de participação da Audi e VW e 40% da FAW) está construindo uma enorme fábrica exclusivamente para a montagem de veículos elétricos que ficará na região nordeste da China. A unidade terá 2,46 milhões de m2 e capacidade para produzir 150.000 carros elétricos por ano.
Com início de operação previsto para dezembro de 2024, a fábrica produzirá veículos elétricos da Audi baseados na Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em conjunto com a Porsche - o primeiro modelo a sair da linha de produção será o Audi Q6L e-tron. Vale lembrar que o sobrenome L nos modelos da linha Audi significa que são modelos com entre-eixos ampliado em versões exclusivas para o mercado do chinês.
Galeria: BYD Blade Battery
A joint venture com o FAW Group não é o único plano de veículos elétricos da Audi para a China. A Audi diz que até 2025, um terço de suas vendas de carros na potência asiática serão de modelos eletrificados. Além do Grupo FAW, a marca alemã também está trabalhando com a SAIC Motor, que tem sede em Xangai.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris