page ad skin

BYD e CATL irão fornecer baterias para veículos elétricos da Audi

Fornecimento valerá para veículos elétricos da Audi produzidos na China

Audi Q6 - China

A joint venture FAW-Audi produzirá três veículos elétricos na China: Audi Q6L e-tron, Q6L Sportback e-tron e A6L e-tron, todos eles equipados com as baterias LFP da BYD e NMC ternárias da CATL, segundo informado pela imprensa local. 

Esta é a primeira vez que vemos baterias produzidas pelas chinesas BYD e CATL sendo aplicadas aos veículos elétricos da marca premium alemã. As baterias LFP da BYD têm menor densidade de energia e geralmente são mais baratas, enquanto as baterias NMC ternárias da CATL são mais caras e têm maior densidade de energia, devendo ficar reservadas aos modelos mais equipados. 

Galeria: Audi Q5 E-Tron - China

Segundo relatado há algum tempo, a joint venture FAW-Audi JV (60% de participação da Audi e VW e 40% da FAW) está construindo uma enorme fábrica exclusivamente para a montagem de veículos elétricos que ficará na região nordeste da China. A unidade terá 2,46 milhões de m2 e capacidade para produzir 150.000 carros elétricos por ano. 

Com início de operação previsto para dezembro de 2024, a fábrica produzirá veículos elétricos da Audi baseados na Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em conjunto com a Porsche - o primeiro modelo a sair da linha de produção será o Audi Q6L e-tron. Vale lembrar que o sobrenome L nos modelos da linha Audi significa que são modelos com entre-eixos ampliado em versões exclusivas para o mercado do chinês. 

Galeria: BYD Blade Battery

A joint venture com o FAW Group não é o único plano de veículos elétricos da Audi para a China. A Audi diz que até 2025, um terço de suas vendas de carros na potência asiática serão de modelos eletrificados. Além do Grupo FAW, a marca alemã também está trabalhando com a SAIC Motor, que tem sede em Xangai.

Fonte: CarNewsChina