Depois de alguns meses desde que ouvimos falar pela primeira vez sobre a ideia, Audi e FAW confirmam a criação de uma nova empresa em parceria para produzir carros elétricos na China com base na nova arquitetura Premium Platform Electric (PPE).

A joint venture será oficialmente estabelecida durante o primeiro trimestre de 2021. Curiosamente, a Audi (e o Grupo Volkswagen China) terão pela primeira vez uma participação majoritária (60%) em uma joint venture chinesa.

Galeria: Audi Q2 L e-tron - Salão de Xangai

A produção dos novos modelos Audi elétricos acontecerá em Changchun, no nordeste da China, a partir de 2024, mas os detalhes ainda não foram revelados.

"Changchun também é a sede da joint venture FAW ‑ Volkswagen, na qual a Audi está envolvida há mais de 30 anos e, além de outras localidades na China, já produz modelos da marca dos Quatro Anéis localmente."

"A FAW Audi Sales Co., Ltd. assumirá a responsabilidade pela venda dos modelos Audi produzidos localmente pela FAW-Volkswagen, bem como veículos de importação Audi e futuros carros produzidos na fábrica conjunta de PPE."

imagem_externa

A PPE é uma plataforma co-desenvolvida pela Porsche e Audi para veículos premium de médio e grande porte (segmentos B a D), utilizando um sistema de bateria de 800 V, tração integral ou traseira com motor duplo e capacidade de carregamento de 350 kW.

Trata-se de uma das quatro principais plataformas elétricas desenvolvidas pelo Grupo Volkswagen que descrevemos há cerca de um ano.