page ad skin

Volkswagen atrasa carro elétrico de R$ 100 mil, que só vem após 2025

Marca alemã está ficando para trás dos concorrentes no segmento de carros elétricos de entrada

volkswagen-id.2all (1)

Parece que a Volkswagen ainda não bateu o martelo sobre a data de produção de um carro elétrico de entrada nos moldes do finado VW e-up!. Mas segundo Oliver Blume, CEO da Volkswagen, o futuro modelo pode se tornar realidade na segunda metade da década, sem precisar uma data.  

De acordo com a reportagem da Reuters, Blume falou sobre o assunto em uma conferência realizada nesta quarta-feira (15). E a principal preocupação do executivo é com o custo das baterias, fundamental para reduzir o preço dos carros elétricos. Nesse ponto, ele cita planos de uma bateria unificada, que ajudará a reduzir os custos de bateria da empresa pela metade. 

Galeria: Volkswagen ID. GTI Concept (2023)

Dessa forma, a Volkswagen vai ficando para trás de seus principais concorrentes na corrida pelos carros elétricos mais baratos. A Renault acaba de anunciar o novo Twingo elétrico para 2025, a Dacia um Spring totalmente novo para 2024 e a Stellantis um modelo baseado na fabricante Leapmotor, todos eles com preço alvo na faixa de 20.000 euros (R$ 105.000).

Volkswagen ID.2all, a plataforma MEB Entry

No entanto, um degrau acima, a Volkswagen trabalha no desenvolvimento da versão de produção do elogiado conceito VW ID.2 All, uma espécie de Polo elétrico, ou um pouco mais que isso, que chegará ao mercado em 2025. A Volkswagen apresentou os detalhes desse carro em março, como o preço alvo de 25.000 euros (R$ 132.000), autonomia de 450 km e bateria com carregamento de 10% a 80% em apenas de 20 minutos.

"Temos a responsabilidade de trazer os produtos certos ao preço certo para o mercado", disse Blume.

"Depois que os primeiros adotantes foram alcançados com carros elétricos, agora precisamos que os consumidores sejam convencidos pela tecnologia, que não têm a oportunidade de instalar uma estação de carregamento em casa."

Mas esse é o cenário de carros elétricos de entrada na Europa. Em outros mercados, como o Brasil, a tendência é de aumento de concorrência nesse segmento de entrada antes mesmo do Velho Continente, sobretudo pela oferta de montadoras chinesas como BYD, GWM, Chery e JAC

Fonte: Reuters 

Galeria: Volkswagen ID.2 all