Stellantis, o gigante automotivo que tem nada menos que 16 marcas em seu portfólio, incluindo Dodge, Fiat e Jeep, quer tornar os veículos elétricos baratos mais prontamente disponíveis com um pouco de ajuda de um novo parceiro chinês chamado Leapmotor.

Após um investimento de US$ 1,6 bilhão, a Stellantis terá uma participação acionária de 20% na empresa controladora da Leapmotor, e as duas criarão uma joint venture que irá exportar os carros movidos a bateria da fabricante chinesa para outras partes do mundo.

A nova JV, chamada Leapmotor International, será incorporada na Holanda e o primeiro mercado a receber os veículos elétricos chineses de preço acessível será a Europa, com outros programados na sequência, de acordo com a declaração na conferência de resultados financeiros do 3º trimestre da Stellantis.

Galeria: Leapmotor T03

Em outras palavras, os Estados Unidos podem finalmente ter um VE de baixo custo, mas tecnologicamente avançado, graças ao mais recente empreendimento da Stellantis, mas até que isso aconteça, teremos que esperar para ver como os carros da Leapmotor se sairão no Velho Continente, onde já existem alguns veículos elétricos abaixo de US$ 25.000 no mercado. 

De fato, a Citroën, que faz parte da Stellantis, revelou recentemente o novo e-C3 fabricado na Europa, que custa a partir de US$ 24.500 (23.300 euros). Há também o Dacia Spring, fabricado na China pela empresa rival Renault, que custa a partir de US$ 24.000 (22.750 euros) na lista de EVs básicos, portanto, será interessante ver como o grupo automotivo definirá o preço dos carros que importará para a Europa.

leapmotor t03

O modelo mais barato fabricado pela Leapmotor, o pequeno T03 que mede apenas 3.619 mm de comprimento, começa em cerca de R$ 54.500 (RMB 79.500) na China, antes das tarifas e do imposto sobre valor agregado (IVA) específico do país, portanto, há alguma margem de manobra, pelo menos à primeira vista.

Mas a Leapmotor também fabrica o sedã C01 e o SUV C11, mais caros, juntamente com suas versões de alcance estendido (EREV), portanto, ainda não se sabe como a Stellantis comercializará esses carros chineses no Velho Continente, especialmente considerando como a Leapmotor se concentrou no mercado de médio a alto padrão em seu país de origem, de acordo com o comunicado de imprensa da própria Stellantis.

O primeiro lote de veículos elétricos exportados chegará aos mercados europeias em 2024, com a recém-formada joint venture tendo como meta 500.000 vendas nos mercados externos até 2030, o que deve incluir o Brasil, além de 1 milhão de carros adicionais por ano na China no longo prazo. 

A CFO da Stellantis, Natalie Knight, disse durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre da empresa que a nova marca é voltada para os consumidores "que se preocupam com os custos, mas querem a melhor tecnologia em seus produtos", referindo-se à capacidade dos veículos Leapmotor de receber atualizações over-the-air (OTA), bem como à arquitetura elétrica e eletrônica Leap 3.0 de controle centralizado "Four-Leaf Clover" de sua propriedade.

Fotos: Divulgação/AutoHome