Os Estados Papais têm cada vez mais carros elétricos. O Vaticano, de acordo com seu plano de longo prazo "Conversão Ecológica", assinou um acordo com o Grupo Volkswagen e receberá 40 carros com emissão zero até 2030, começando com os modelos Volkswagen ID.3 e ID.4.
Os primeiros exemplares foram entregues nesta semana na presença do Papa Francisco e, depois do ID.3 e ID.4, alguns ID.5 receberão a placa do Vaticano.
Especificamente, as primeiras unidades entregues são as versões Pro Performance, ou seja, apresentam uma bateria de 58 kWh e um motor elétrico montado na traseira de 204 cv para uma autonomia de cerca de 430 km no ID.3 e cerca de 530 km no ID.4 e ID.5 (graças à bateria de 77 kWh).
Volkswagen ID.3 restyling
Em geral, o plano anunciado pela Governadoria inclui uma série de projetos de sustentabilidade para reduzir o impacto ambiental. Além da frota de carros elétricos, o Estado está comprometido com a implementação da rede de recarga em seu território e com a garantia de que a energia seja proveniente exclusivamente de fontes renováveis.
Deve-se observar que esta não é a primeira vez que o Vaticano se interessa por carros ecologicamente corretos. Já em 2019, o Papa recebeu dois smart EQ forfours emprestados gratuitamente pela Mercedes-Benz por cinco anos, enquanto mais recentemente o Papa Francisco recebeu de presente um Toyota Mirai com tecnologia de célula de combustível de hidrogênio.
Além disso, em 2021, foram anunciados planos para um papamóvel totalmente elétrico baseado no Fisker Ocean. No momento, não há informações, mas é possível que ele volte a ser cogitado, já que o primeiro Ocean foi produzido em maio passado. Continue nos acompanhando para saber das novidades.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos