Dacia Spring, Fiat 500e e Renault Twingo Electric: atualmente, há apenas três carros elétricos abaixo de 30.000 euros (R$ 160.000) no mercado alemão. Mesmo que o Citroën e-C3 chegue em breve por 23.300 euros, esse é um resultado alarmante. A associação automotiva ADAC testou os três modelos.
O Fiat 500 elétrico emergiu como o vencedor natural da comparação com uma pontuação geral de 2,5. De acordo com o ADAC, isso prova que mesmo os menores carros podem oferecer boa segurança. O compacto elétrico, que tem apenas 3,63 metros de comprimento, possui modernos equipamentos de segurança ativa, incluindo um sistema de frenagem de emergência, sistema de aviso de saída de pista e sistema de aviso de sonolência. Ele também recebeu quatro de cinco estrelas no teste de colisão do EuroNCAP. Os pontos de crítica incluem a autonomia limitada da versão testada com a bateria pequena (190 km de acordo com o WLTP), a conectividade limitada e o preço mais alto no campo de testes, 29.990 euros.
O Renault Twingo E-Tech Electric ficou um degrau abaixo devido à falta de recursos de segurança (pontuação 4.1). De acordo com o ADAC, havia lacunas significativas nos sistemas de assistência em particular. Nem mesmo um assistente de frenagem de emergência, que hoje em dia é uma coisa natural, está a bordo.
O Dacia Spring Electric 65 se destaca apenas por seu preço - relativamente baixo - de
preço de 24.550 euros (R$ 130.000) e a melhor autonomia (de 220 km) em comparação com os outros dois veículos de teste. Embora venha com importantes sistemas de assistência, como um sistema de frenagem de emergência de série, ele obteve apenas uma das cinco estrelas no teste de colisão do EuroNCAP. Além disso, seu manuseio esponjoso é uma clara decepção. Além disso, o desempenho de direção é apenas suficiente para rodovias.
Com seu alcance limitado, todos os três veículos são mais adequados para áreas urbanas, o que limita significativamente sua adequação ao uso diário. Além disso, a conexão de carregamento rápido CCS para o Dacia está disponível apenas por um valor extra e não está disponível para o Twingo. Somente o Fiat pode ser carregado com corrente contínua de até 50 kW como item de série.
Em termos de custos de compra, os carros elétricos ainda são significativamente mais caros do que os modelos a combustão equivalente. Enquanto o Renault Twingo E-Tech Electric custa 28.000 euros (R$ 148.000), seu equivalente a gasolina com equipamentos comparáveis já está disponível a partir de 18.700 euros (R$ 98.800).
O Dacia Spring Electric 45 está disponível a partir de 22.750 euros (R$ 120.000), o Spring
O preço do Spring Electric 65 testado é de 24.550 euros (R$ 130.000), que também é significativamente mais baixo do que os dois concorrentes no teste de comparação. No entanto, o Dacia elétrico custa consideravelmente mais do que o Sandero ainda maior com motor a gasolina, que a Dacia oferece a partir de 11.300 euros (R$ 60.000).
Originalmente, o VW e-up também estava programado para o comparativo, mas está esgotado porque a produção será descontinuada no final do ano. Isso significa que atualmente não há nenhum carro elétrico abaixo de 30.000 euros de um fabricante alemão.
A partir de 2024, o Citroën e-C3 elétrico estará disponível por 23.300 euros (R$ 123.000); uma variante por menos de 20.000 euros deverá ser lançada em 2025. A Volkswagen não quer tem planos para lançar seu carro elétrico compacto por cerca de 25.000 euros até 2025.
Nossa foto de capa mostra os três veículos de teste Renault Twingo Electric, Dacia Spring Electric 65 e Fiat 500 Electric, da esquerda para a direita (Foto: © ADAC/Abdreh)
Fonte: ADAC (per E-Mail)
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