A BYD revelou seu mais novo SUV cupê totalmente elétrico no Salão do Automóvel de Guangzhou hoje. O Sea Lion 07 é baseado na plataforma eletrônica 3.0 e conta com a tecnologia de integração de baterias CTB (Cell to Body). É o quarto carro da marca da linha Ocean, depois do Seagull, Dolphin e Seal, ficando posicionado entre o Yuan Plus e o Tan.
O parentesco com o Seal é bem claro na identidade de design, utilizando os mesmos faróis finos em LED e com uma linha na parte inferior para iluminação diurna. Este visual foi antecipado pelo conceito Ocean-X e a versão final foi desenhada pelo time comandado por Wolfgang Egger, ex-designer da Audi e que tem chefiado a equipe da BYD desde 2016.
Galeria: BYD Sea Lion 07 - China
É um carro consideravelmente grande, medindo 4.830 mm de comprimento, 1.925 mm de largura, 1.620 mm de altura e 2.930 mm de entre-eixos. A designação 07 tem um bom motivo, pois a BYD pretende transformar o Sea Lion em uma nova linha, posicionada como uma opção mais refinada e cara, quase como uma divisão de luxo. Afinal, a última moda na China é ter diversas submarcas com propostas e posicionamentos diferentes.
Por enquanto, a BYD não revela qualquer especificação técnica sobre a motorização ou mesmo as baterias. Contará com a tecnologia Cell-to-Body (CTB), inregrando as baterias no veículo, como no assoalho ou carroceria, eliminando o uso de conjuntos grandes posicionados em locais específicos. Por exemplo, no caso do Sea Lion 07, as baterias estão integradas no assoalho, aumentando a utilização do volume em 66% e o espaço vertical em 10 mm.
A meta do BYD Sea Lion 07 é enfrentar o Tesla Model Y na China, custando algo entre 200 mil e 260 mil yuan (R$ 136.968 a R$ 178.059). Só que será um problema interno, pois o recém-lançado Song L parte do equivalente a R$ 152 mil, então há um sério risco de canibalização entre os dois.
Por enquanto, a BYD não fala sobre o lançamento em outros mercados, nem mesmo quando iniciará as vendas na China.