Porsche prepara fábrica principal para produzir esportivo 718 elétrico
Próxima geração do 718 EV será construída na mesma linha dos modelos Porsche com motor boxer
A Porsche quer que as pessoas saibam que ela leva a eletrificação a sério, e é por isso que está anunciando atualizações para sua principal fábrica em Stuttgart-Zuffenhausen, a casa do lendário 911 e do 718 Cayman e Boxster.
Após repetidos atrasos causados principalmente por problemas de desenvolvimento da plataforma de software, a Porsche está se preparando para o lançamento de seus veículos elétricos de próxima geração a partir do ano que vem. Estamos falando do importantíssimo SUV Macan elétrico, que chegará em 2024, e do carro esportivo 718 totalmente elétrico, previsto para o final de 2025.
Galeria: Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance
A montadora anunciou que está realizando "extensas medidas de reconstrução e ampliações" em sua fábrica principal para acomodar a produção da próxima geração de carros esportivos elétricos 718 na linha de montagem tradicional, juntamente com os modelos da Porsche com motor boxer.
Já sabíamos que o Macan EV também será fabricado em paralelo com o Macan a combustão por um tempo, o que pode indicar que a Porsche ainda não está pronta para colocar todos os seus ovos na mesma cesta.
A montadora disse que está investindo cerca de 250 milhões de euros (US$ 271 milhões) no trabalho de construção, que incluirá a atualização de vários sistemas de produção e a integração da montagem do trem de força elétrico para o Macan EV na fábrica de motores existente em Zuffenhausen.
Galeria: Porsche Macan elétrico - protótipos de testes
Após a montagem, os trens de força elétricos do Macan EV serão enviados para a fábrica da Porsche em Leipzig, onde será realizada a produção do veículo.
Como parte do programa de modernização, a Porsche ampliou a área da linha de produção de carros esportivos de duas portas na fábrica principal. Essa área usará veículos automatizados (AGVs), que substituirão a linha de montagem tradicional por uma chamada "Flexiline", que permitirá que veículos elétricos e combustão sejam montados na mesma linha. A Porsche já usa AGVs para a produção do Taycan.
A empresa disse que também está estabelecendo novos processos de montagem e novas estações de garantia de qualidade. A garantia de qualidade padronizada e os pontos de controle de aprovação foram integrados ao processo de produção, e a Porsche também instalou um novo túnel de luz para inspeções de veículos.
A Porsche também está ampliando as áreas de logística dentro da oficina de carroceria, acrescentando um novo edifício no local do antigo Porsche Center, em frente ao Museu Porsche. Com conclusão prevista para 2025, esse prédio abastecerá a oficina com peças do Taycan e de carros esportivos por meio de prateleiras altas que se estendem por dois andares.
Todas essas são boas notícias, mas o fato é que ainda não temos um cronograma definido sobre quando a Porsche iniciará a produção do tão esperado Macan EV e do 718 EV, o primeiro carro esportivo elétrico de duas portas da marca. A Porsche diz que o Macan EV entrará em produção em 2024, enquanto o 718 EV é esperado por volta de 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Porsche Macan EV: Elétrico sim, mas sem esquecer a tradição
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Porsche Macan Elétrico identifica motorista que não responde; veja reação
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Porsche Macan elétrico é homologado no Brasil com até 443 km de autonomia
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Porsche Macan elétrico tem início de produção em série; no Brasil em 2024