O Ioniq 5 N representa uma espécie de divisor de águas na mobilidade elétrica. Há carros alimentados por bateria que andam mais rápido, é claro, e carros que têm mais potência são impressionantes no 0 a 100 km/h. Mas nenhum carro com emissões zero recebeu um tratamento tão específico para melhorar a sua esportividade. E entre os elementos que mais determinam um antes e um depois está o som.

Este muda com a velocidade, simula mudanças de velocidade, reduções e todas as coisas que estamos habituados a ouvir ao volante de um carro térmico. Porquê? Para um maior envolvimento na condução e porque, na condução esportiva, o ruído ajuda a interpretar as situações, a chegar ao limite. Em última análise, para conseguir um melhor tempo por volta.

Como funciona o N Active Sound+

E eis que voltamos ao Ioniq 5 N e ao trabalho dos engenheiros da Hyundai sobre o ruído deste esportivo elétrico capaz de debitar 650 cv no solo. Os engenheiros da empresa coreana batizaram o seu sistema de N Active Sound+. Simula o funcionamento de um motor de combustão interna, mostrando mesmo as rotações (falsas) do motor numa tela. Colocando-o à prova, impressiona pela fidelidade com que reproduz as sensações experimentadas ao conduzir um automóvel a gasolina.

Ioniq 5 N: ecco come nasce il sound che simula un motore termico

A versão N do Ioniq 5 tem dois motores e 650 cv

Além disso, o sistema pode ser configurado para três sons diferentes, apropriadamente designados por "temas sonoros". Se definir o N Active Sound+ para "Evolution" ou "Supersonic", será confrontado com um som de motor futurista, o primeiro inspirado numa espécie de nave espacial de alto desempenho, o segundo num avião de caça. Se escolher "Ignition", por outro lado, simula o rugido do motor 2.0 turbo de quatro cilindros do i30 N. Completa com o crepitar ao soltar, o staccato ao mudar de velocidade e tudo o resto.

O N Active Sound+, em detalhe, sintetiza o som de acordo com a velocidade a que se viaja, a mudança engrenada (as aletas no volante não são utilizadas neste caso para ajustar o nível de frenagem regenerativa, mas para controlar uma caixa de velocidades automática que, de fato, não está lá) e outros parâmetros dinâmicos. Em seguida, difunde-a para dentro e para fora do habitáculo a partir de uma série de altifalantes dispostos tanto nos lados como no centro do painel de instrumentos para uma reprodução a 360 graus.

Ioniq 5 N: ecco come nasce il sound che simula un motore termico

Ioniq 5 N: um conta-rotações também aparece no ecrã de instrumentos

A Hyundai não estará sozinha

A escolha da Hyundai pode te fazer torcer o nariz, é certo. Por outro lado, pode também convencer os céticos de que um automóvel elétrico pode ser divertido e cativante. Independentemente da opinião de cada um, uma coisa é certa: o fabricante coreano abriu uma nova fronteira na mobilidade com emissões zero.

Também outros construtores se perceberam de que soluções deste tipo podem fazer a diferença e conquistar a fidelidade. A Toyota, por exemplo, tem uma transmissão manual - também simulada - para carros eléctricos. Tem um pedal de embraiagem e uma alavanca de velocidades. E aqueles que a experimentaram dizem que é muito divertida.

Ioniq 5 N: ecco come nasce il sound che simula un motore termico

Ioniq 5 N: as patilhas do volante servem para mudar de velocidade

Até na Itália, que sempre fez carros emotivos, está entrando na onda. A Abarth, com o 500 elétrico, tentou oferecer o som da versão a gasolina, mas talvez tenha parado antes da hora, sem entrar (maniacamente) em detalhes como a Hyundai. O 2electron de Turim, que criou um software ainda mais refinado. Mas essa é uma história que ficará para outra hora.