A invasão das marcas chinesas no Brasil vai tomar grandes proporções em 2024. E o movimento mais recente é o da Zeekr, uma marca premium de veículos elétricos que pertence à Geely que está contratando executivos para iniciar suas operações no país a partir de 2024.
Com pretensão global, a Zeekr foi criada para atuar em um segmento acima da Tesla e das marcas generalistas e competir com modelos das alemãs BMW e Mercedes-Benz, por exemplo.
No Linkedin, um dos anúncios da Zeekr é para a contratação de Marketing Manager, que cuidará da implantação e desenvolvimento da estratégia de marca no Brasil.
Os carros elétricos da Zeekr são baseados na nova arquitetura SEA da Geely. É a mesma plataforma que sustenta o novo Volvo EX30, e graças a ela, os veículos elétricos da marca poderão contar com a comodidade de atualizações de software OTA - 'Over the Air' ao longo da vida útil.
O Zeekr 001 é o primeiro modelo da marca, que foi introduzido em setembro de 2020 sob o nome de Lynk Zero Concept.
Para o design, a Geely recorreu ao centro de design em Gotemburgo, onde os designers também trabalham com a Volvo, uma marca que a Geely controla desde 2010. O Zeekr 001 tem 4,97 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,56 de altura, com um entre-eixos de mais de 3 metros. Graças às suas dimensões generosas, oferece espaço no topo da sua categoria e uma capacidade de carga recorde de até 2.144 litros.
O novo carro elétrico de luxo também pretende surpreender pelo desempenho (272 cv ou 544 cv de potência), com velocidade máxima limitada em 200 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos para a variante mais potente. Ele também promete parar de 100 km/h a 0 em 34 metros, nada mal para um carro que pesa bem mais de duas toneladas.
Estará disponível com duas baterias, 86 ou 100 kWh, que podem ser recarregadas na incrível velocidade de 360 kW. Isso permitirá que o carro ganhe 120 km de autonomia em apenas 5 minutos de parada em uma estação de carregamento rápido.
Lançado na Europa com preços a partir de 59.950 euros, cerca de R$ 318.000 em uma conversão direta, o Zeekr 001 pode ser o primeiro modelo da marca por aqui. Outra opção interessante no portfólio da marca é o recém-lançado SUV elétrico compacto Zeekr X, que se destaca pelo design angular, medindo 4,45 metros de comprimento e compartilhando o trem de força com o Volvo EX30.
Mais informações sobre os novos passos da operação da marca no país devem surgir em breve, o que deve incluir um anúncio oficial.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia