Na semana passada a Renault apresentou o 5 E-Tech pronto para produção e agora o design do carro vazou completamente. Imagens de patentes publicadas pela World Intellectual Property Organization (WIPO) mostram o carro elétrico urbano em toda a sua glória retrô-moderna. Ele se mantém fiel ao carro-conceito revelado em janeiro de 2021, e mal podemos esperar por esse atraente elétrico para substituir o Zoe.
O Renault 5 E-Tech revela tudo nessas novas imagens, exibindo a luz indicadora de carga no capô que vimos no teaser. Um detalhe interessante que pudemos notar é que há uma porta de carregamento nos para-lamas dianteiros esquerdo e direito. É uma boa surpresa, já que ter duas portas aumenta os custos de produção e não estávamos necessariamente esperando esse recurso no que será um veículo elétrico acessível. Até mesmo o design da roda foi amplamente mantido do conceito, embora as ligas pareçam um pouco menores.
Em relação ao conceito, a versão de produção do R5 perdeu a barra de luz na porta traseira para dar lugar a uma peça de acabamento preta. Ele tem espelhos retrovisores laterais maiores e maçanetas tradicionais para as portas dianteiras, em vez das maçanetas mais elegantes que vimos no showcar, que ficavam alinhadas com o painel da porta. Montada na coluna C, a maçaneta das portas traseiras agora é maior. O teto preto e os detalhes em vermelho indicam que estamos diante de uma versão de alta qualidade do pequeno veículo elétrico.
Vale a pena notar que a terceira geração do Renault 5 será apenas elétrica, mas não será montada em uma plataforma dedicada. O novo hatchback, que tirará a poeira de um apelido lendário usado pela última vez em 1996, adaptará os fundamentos do Clio, obtendo até 70% do hardware para reduzir os custos de produção em quase um 1/3 em comparação com o Zoe. A plataforma foi batizada de AmpR Small (anteriormente CMF-B EV). Incomum para um carro do segmento B, ela terá uma suspensão traseira multi-link, o que deve se traduzir em uma condução mais precisa.
Já que mencionamos o Zoe, que logo desaparecerá, ele tem uma bateria composta por 12 módulos pequenos, enquanto seu sucessor terá apenas quatro módulos maiores. Essa mudança reduzirá 15 kg e virá acompanhada de uma maior rigidez na parte inferior da carroceria por meio de uma melhor integração do conjunto de baterias. Consequentemente, os níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH) serão reduzidos.
Outra medida de economia de peso será a adoção de um novo motor que integrará o carregador, o conversor de energia e a caixa de gerenciamento de energia auxiliar, eliminando os ímãs. Essa mudança eliminará mais 20 kg. O motor elétrico terá 134 cv de potência.
Inicialmente, o Renault 5 E-Tech será vendido exclusivamente com uma bateria de 52 kWh com capacidade para 400 km de alcance de acordo com o WLTP. Uma variante mais barata com um pacote de 40 kWh e uma autonomia menor chegará posteriormente. Essas baterias se beneficiarão de uma maior densidade de energia em comparação com o Zoe. O novo carro elétrico será menor, com apenas 3,92 metros de comprimento.
Quanto ao preço, a empresa com o logotipo de diamante diz que cobrará (trocadilho intencional) cerca de 25.000 euros, o equivalente a R$ 132.000 em uma conversão direta.
A estreia mundial do Renault 5 E-Tech está marcada para 26 de fevereiro no Salão de Genebra de 2024.
Fonte: World Intellectual Property Organization
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