O Renault Zoe não está mais sendo vendido no Brasil. O carro elétrico urbano da montadora francesa sai de linha ao mesmo tempo em que a empresa prepara o lançamento do Renault Megane E-Tech Electric no país.
O hatchback elétrico alcançou a marca de 420.000 unidades produzidas ao longo de 12 anos e não ganhará uma nova geração, sendo substituído pelo Renault 5 EV, um modelo baseado na plataforma CMF-B EV, com custo de produção 30% mais baixo em relação ao Zoe e maior eficiência energética, que será revelado em sua versão de produção nos próximos meses.
Lançado globalmente em 2012, o Renault Zoe teve uma trajetória bem sucedida, sendo o carro elétrico mais vendido na Europa em 2015 e 2016. No Brasil, o Zoe desembarcou pela primeira em vez em 2013, inicialmente para empresas e dentro de projetos de mobilidade sustentável.
Depois, em 2018, foi lançado por aqui como o primeiro carro elétrico da marca para o público, ainda na primeira geração. O Renault Zoe atualizado chegou em abril do ano passado: o modelo de segunda geração renovou o visual, ganhou um motor elétrico mais potente e novos equipamentos, sendo vendido atualmente por R$ 239.990.
Em sua versão mais recente, o carro elétrico era movido pelo motor elétrico de 100 kW (135 cv) e 24,5 kgfm de torque máximo alimentado por uma bateria com 52 kWh de capacidade, suficiente para uma autonomia de 385 km (WLTP).
O Zoe E-Tech, primeiro veículo elétrico da Renault no mundo é comercializado no Brasil desde 2018 para o consumidor final e desde 2013 para empresas em projetos envolvendo a mobilidade sustentável. O ciclo do produto se encerrou no mercado nacional, mas a gama E-Tech 100% elétrica segue em expansão. No ano passado, a Renault ampliou a gama de veículos 100% elétricos com o Kwid E-Tech e em setembro chegará ao mercado brasileiro o Megane E-Tech.
E enquanto o seu sucessor mais próximo, o Renault 5 EV, não fica pronto, a Renault concentra suas atenções nos modelos Kwid E-Tech, já à venda em nosso mercado por R$ 139.990 e o novo Megane E-Tech Electric, posicionado um degrau acima e que será apresentado oficialmente na próxima quinta-feira (21), quando serão revelados detalhes das versões e preços.
Fonte: Renault
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Zoe terá produção encerrada em março de 2024
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Renault Zoe sairá de linha com a chegada da nova família de carros elétricos
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Renault Zoe: como é viajar de São Paulo ao Paraná com um carro elétrico?
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico na vida real?