Eis um fato curioso: a Audi vende o Q6 há mais de um ano, mas somente na China. Um Q6 totalmente diferente será lançado globalmente em 2024, quando a Audi apresentar o Q6 E-Tron. Totalmente elétrico e montado na plataforma PPE desenvolvida em conjunto com a Porsche, o carro elétrico foi visto sem nenhuma camuflagem.
Os leitores atentos perceberão que estamos lidando com dois protótipos. Um é o Q6 E-Tron com formato convencional, enquanto o outro é o Q6 E-Tron Sportback com estilo de cupê e teto inclinado. Esses protótipos estão prontos para a produção, com todas as peças finais no lugar, revelando 99% do design externo. Como parte do acordo com a Audi, a Porsche terá sua própria versão ao lançar um Macan de última geração, somente elétrico, em 2024.
O estilo é clássico do E-Tron; se você está pensando que ele se parece com um Q4 E-Tron aumentado, não está sozinho. A Audi não está arriscando com o design de seus dois novos veículos elétricos em vez de apresentar algo mais ousado. Em sua defesa, o Q6 E-Tron parece ter proporções melhores do que o Q4 E-Tron, mas cada um com a sua opinião.
Embora os paparazzi não tenham conseguido ver o interior, já que os modelos Q6 E-Tron foram fotografados de longe, a Audi já revelou suas cabines. Como esperado para um EV que será lançado em 2024, os dois compartilharão um interior com muitas telas, com um display OLED de 11,9 polegadas para o motorista, uma tela central de 14,5" e uma tela de 10,9" para o passageiro da frente. Naturalmente, os dois veículos elétricos serão mais espaçosos do que os modelos menores do Q4 E-Tron, que se baseiam na arquitetura MEB menos sofisticada.
Quando dirigimos um protótipo em julho, a Audi nos disse que haveria variantes do Q6 e do SQ6 com uma configuração de motor duplo e uma bateria de 100 kWh. O modelo regular terá uma potência estimada de 375 cavalos, enquanto o mais potente terá 483 cv, com um aumento temporário para 510 cv. O SQ6 precisará de menos de quatro segundos e meio para atingir 96 km/h a partir da imobilidade.
A Audi disse que os novos modelos Q6 terão aproximadamente o mesmo tamanho do Q5 com motor a combustão, mas com balanços mais curtos e uma distância entre eixos mais longa. Isso será possível graças a uma plataforma elétrica dedicada. Uma suspensão pneumática adaptativa foi confirmada, juntamente com um sistema elétrico de 800 volts e frenagem regenerativa. Os veículos elétricos foram desenvolvidos para suportar uma potência máxima de carregamento de 270 kW, caso em que levará cerca de meia hora para recarregar a bateria de 10 a 80%.
Chegando no próximo ano, o Audi Q6 e o SQ6 terão que enfrentar uma forte concorrência desde o primeiro dia, enfrentando o Mercedes-Benz EQE SUV e o AMG EQE SUV. A novidade da Audi já está confirmada para o Brasil.
Fonte: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris