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BYD Seal chega ao México e provoca Tesla Model 3 do outro lado da fronteira

Sedã elétrico chinês desembarca no país latino americano e fica próximo dos EUA; Será que os americanos comprariam?

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O BYD Seal, que é considerado um dos melhores concorrentes do Tesla Model 3, foi lançado oficialmente na América do Norte, de acordo com a CarNewsChina. No entanto, nossos amigos estadunidenses não devem se animar, pois a chegada do sedã cupê elétricos aos Estados Unidos ainda é incerta.

Mas, perto dali, após a fronteira com o México, o Seal desembarca como o quinto carro elétrico a bateria da BYD a ser vendido no país, depois do sedã Han, do SUV Tang, do crossover Yuan Plus e do hatchback Dolphin, o Seal custa a partir de 778.800 pesos (R$ 220.500) para a versão básica com tração traseira.

Galeria: BYD Seal

Ela vem com um motor elétrico montado na traseira de 150 kW (204 cavalos de potência) e um conjunto de baterias Blade de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 61,44 kWh que permite um alcance de 460 quilômetros, de acordo com a classificação WLTP.

Há também uma versão com tração nas quatro rodas que conta com dois motores elétricos que produzem uma combinação de 390 kW (530 cv) e uma bateria Blade LFP maior, de 82,56 kWh, que oferece um alcance WLTP de 520 km. O modelo AWD custa 888.800 pesos, o que equivale a cerca de R$ 251 mil - no Brasil, esta versão sai por R$ 296.800. 

BYD Seal (Europa)

Agora vamos à comparação de preços. Nos EUA, o Tesla Model 3 é mais barato, a partir de US$ 38.990, mas, no México, o EV americano é, na verdade, mais caro do que o sedã chinês importado, com um preço básico de 881.900 pesos, o que equivale a cerca de US$ 50.500.

É importante destacar que a BYD não vende nenhum de seus carros de passeio nos Estados Unidos no momento, mas planeja fazê-lo no futuro, com uma fábrica mexicana sendo considerada. Dito isso, a fabricante chinesa já está presente nos EUA, mas para ônibus elétricos, montando principalmente ônibus escolares em sua fábrica em Lancaster, Califórnia.

Devido às contínuas tensões geopolíticas e comerciais entre os dois países, os carros fabricados na China estão sujeitos a tarifas pesadas de 27,5%, inclusive de marcas estabelecidas como a Volvo, e isso está impedindo que empresas como a BYD vendam nos EUA por enquanto.

Mas, embora seja improvável que as tarifas desapareçam tão cedo, a BYD e as outras grandes montadoras chinesas têm grandes planos globais. E, em teoria, a construção de carros elétricos em suas próprias fábricas no México - o que muitas delas estão planejando fazer - permite que elas vendam nos EUA sem as tarifas.

A questão é: os compradores americanos optariam por um BYD Seal em vez de um Tesla Model 3? Nos próximos anos, talvez descubramos isso.

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