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Renault Kwid elétrico terá substituto e um derivado Nissan na América Latina

Serão modelos elétricos de entrada para ambas as marcas com foco na região Latam

Renault Kwid E-Tech no GP de São Paulo de F1

Em mais uma apresentação sobre sua movimentação estratégica e novos modelos, a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi falou sobre os planos para diversos mercados, inclusive o da América Latina. E dentro da estratégia de eletrificação, Renault e Nissan terão modelos elétricos desenvolvidos para a região.

Na apresentação, além de picapes e SUVs das duas marcas, Renault e Nissan confirmaram dois elétricos de entrada, sobre a plataforma CMF-A EV, que serão desenvolvidos em parceria para a região Latam. Ou seja, no caso da Renault, um sucessor do Kwid E-Tech, que já é um produto desta plataforma, e um modelo Nissan inédito no segmento, uma forma da marca japonesa entrar na briga dos elétricos mais baratos. 

Os planos divulgados são até 2030, então não tem como cravar uma data exata para o lançamento da dupla. Ao mesmo tempo, falam em venda na região, mas não citam exatamente sobre a produção, que pode acontecer em qualquer planta do grupo na região - além das fábricas do grupo no Brasil, se destacam Argentina e México nesta briga pela produção. 

Para a Índia, mercado que divide muito desenvolvimento com Latam, também há os modelos Renault e Nissan EV nesta base e segmento. Ou seja, eles também entrarão nesse time de desenvolvimento de um elétrico de entrada das duas marcas. 

O novo Twingo, conceito apresentado em novembro, é um produto da base Ampere A, uma base dedicada para modelos elétricos. Ou seja, esse novo modelo não é o Twingo, mas uma nova geração baseada na CMF-A EV, do Kwid, provavelmente mais simplificada e barata que a Ampere A, que está de olho na Europa. Mais detalhes devem aparecer com o tempo, principalmente sobre o desenvolvimento e produção na região.