Uma possível parceria entre a Volkswagen e a Renault, que pode resultar em um carro elétrico barato para as massas, está em andamento. E isso pode não acontecer tão cedo, visto que a montadora alemã tem ficado no centro das atenções recentemente por seus problemas relacionados a veículos elétricos, enquanto a Renault parece estar em alta.

De acordo com o jornal alemão Handesblatt, citado pela Automotive News Europe, a VW quer cooperar em uma plataforma que sustentará seu próximo carro de 20 mil euros (R$ 107.000) e, por isso, iniciou discussões com a Renault. A fonte, citando pessoas familiarizadas com o assunto, observa que as conversas ainda estão "em um estágio muito inicial" e que podem não levar a nada.

Galeria: Volkswagen ID. GTI Concept (2023)

Por sorte, a Renault revelou recentemente seu conceito Twingo EV de próxima geração, que está programado para se tornar um carro de produção em série em 2026, com um impressionante consumo de energia - 50% mais eficiente do que os carros elétricos de entrada atuais.

Ao mesmo tempo, o CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, disse no mês passado que a montadora homônima está trabalhando em um veículo elétrico abaixo de 20.000 euros que poderá se tornar realidade na segunda metade da década. Lembre-se de que não estamos falando do carro elétrico que será inspirado no conceito ID. 2all - esse será um pouco maior e, segundo consta, custará menos de 25.000 euros.

Galeria: Novo Renault Twingo elétrico - conceito

Assim, à primeira vista, pode parecer que, se as estrelas se alinharem corretamente, poderemos ver uma parceria entre a Volkswagen e a Renault para enfrentar a nova onda de carros baratos movidos a bateria da China. Ao menos na Europa, é isso.

No Velho Continente, a Stellantis - que possui mais de 10 marcas, incluindo Peugeot e Citroën - parece estar se saindo melhor do que a Volkswagen na briga dos veículos elétricos. O Citroën e-C3 foi lançado recentemente com um preço inicial de cerca de US$ 24.500 e modelos mais acessíveis estão prontos para serem enviados da China graças a uma parceria entre a Stellantis e a Leapmotor.

Essa não seria a primeira vez que a Renault colaboraria com uma montadora rival para desenvolver um carro elétrico. Em 2020, a montadora francesa lançou a atual geração do Twingo ZE, que é mais ou menos o mesmo carro que o descontinuado Smart EQ ForFour vendido pela Daimler.

Mas qual é a sua opinião: a VW deveria entrar no mesmo barco da Renault e iniciar uma corrida de veículos elétricos baratos com as empresas chinesas? Deixe seu comentário abaixo.