Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
Baixa demanda obriga montadora alemã a redefinir a estratégia em Zwickau, maior fábrica de veículos elétricos do grupo na Europa
Esta semana começa com mais notícias preocupantes sobre a fábrica de Zwickau do Grupo Volkswagen, que é a maior fábrica de veículos elétricos do grupo na Europa.
De acordo com a Automobilwoche e MDR (via Electrive), a Volkswagen está interrompendo totalmente a produção do Volkswagen ID.3 e do hatch Cupra Born nesta semana e essa pausa deve continuar até o final deste ano.
Galeria: A fábrica da Volkswagen em Zwickau
Lembremos que a dupla de hatchbacks compactos baseados na plataforma MEB, produzidos na mesma linha de produção em Zwickau, já teve uma pausa de duas semanas em outubro, enquanto em novembro (após retomar a produção) a empresa cancelou o terceiro turno.
Parece que as questões de demanda são tão grandes e desafiadoras que as medidas anteriores não resolveram a desproporção entre oferta e demanda. Agora, estamos falando de uma paralisação total da produção de ambos os modelos por um mês inteiro.
Volkswagen ID.3
Cupra Born
Para piorar, a linha de produção responsável pelos crossovers/SUVs (Volkswagen ID.4, Volkswagen ID.5, Audi Q4 e-tron e Audi Q4 Sportback e-tron) em Zwickau está parada há cerca de três semanas (a maior parte de novembro) devido a uma oferta insuficiente de novas unidades de propulsão traseira. O problema com as novas unidades do trem de força APP550 do Grupo Volkswagen também afeta outras fábricas na Europa.
A boa notícia, de acordo com a apuração, é que a produção deve finalmente recomeçar nesta semana. No entanto, não está claro se será em grande escala ou em uma base limitada.
Volkswagen ID.4 2023
Audi Q4 e-tron 45 quattro
A imprensa alemã relata que a situação do Grupo Volkswagen é "crítica" depois que o CEO da marca Volkswagen, Thomas Schaefer, alertou a equipe sobre a falta de competitividade da marca.
A fábrica de Zwickau não estendeu os contratos com 269 funcionários este ano, e o porta-voz da empresa disse que quase 500 funcionários temporários não serão efetivados no próximo ano. Os cortes de empregos associados à redução da produção podem continuar em 2024, explica a matéria.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3: atualização e 3 novas versões para encarar o BYD Dolphin
GAC chega ao Brasil em 2025 com carros elétricos, híbridos e flex
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
Carros elétricos mais vendidos no Brasil em novembro de 2024
VW ID.3 surpreende no teste de capacidade da bateria após 100.000 km
Ford terá fábrica de elétricos na Indonésia, maior produtora de níquel
Volkswagen ID.3 pode ter produção encerrada em fábrica na Alemanha