O Volkswagen ID.3 carregava a responsabilidade de ser um dos carros-chefes na transição para carros elétricos da montadora alemã. Responsável por inaugurar a plataforma MEB, dedicada a veículos elétricos, o modelo definitivamente não emplacou como planejado e será sucedido por um elétrico mais "convencional" em 2028. 

Lançado com atraso por conta de problemas de software, o ID.3 até que começou bem na Europa, mas perdeu fôlego. Mesmo com as boas especificações e preço dentro da média para o segmento, o carro elétrico da VW não conseguiu se recuperar, mesmo após a reestilização aplicada há cerca de 1 ano. 

Galeria: Volkswagen ID.3 Facelift

Produzido na fábrica de Zwickau, Alemanha, ao lado do primo Cupra Born, o ID.3 passou por uma redução no volume de produção por conta da demanda mais baixa que o esperado na Europa. Um movimento que também afetou a Transparent Factory, em Dresden, de onde sai o SUV elétrico ID.4. 

Mas a Volkswagen olha para o futuro e já trabalha no seu substituto. Com uma proposta "convencional", o VW Golf elétrico retornará como um carro elétrico mais acessível que o ID.3 e baseado na nova plataforma que o grupo alemão está desenvolvendo, chamada SSP, uma arquitetura altamente flexível que será caracterizada, entre outras coisas, pela incorporação de um sistema de 800 volts, o que permitirá recargas extremamente rápidas, como recuperar (10-80%) em aproximadamente 12 minutos.

Galeria: Volkswagen ID. GTI Concept (2023)

Diferente do ID.3, o novo Golf elétrico terá tração dianteira para menor custo, além de ter uma proposta em termos de visual mais clássica, como dissemos. Naturalmente, a versão GTI continuará na era elétrica, bem como um modelo GTX com tração integral. E no topo, a variante R. 

"O Golf é e continua sendo um modelo absolutamente básico para a Volkswagen. O Golf e todo o segmento [C] ainda são muito populares na Europa. E acho que vai continuar a ser assim. É por isso que também estamos trazendo o Golf para o futuro elétrico", disse Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.

Fonte: FCO, Ecomento