A Audi, conhecida por seu icônico carro de rali Quattro e pelos mais modernos sedãs e SUVs de luxo com tração nas quatro rodas, vai “espalhar” o lançamento de novos veículos elétricos ao dar um passo atrás em seu ambicioso plano de eletrificação.
“Primeiro analisamos a ordem e a densidade de lançamentos que a organização poderia suportar”, disse o CEO da Audi, Gernot Dollner, numa entrevista na sede da empresa em Ingolstadt (Alemanha), citado pela Bloomberg. “No final, decidimos espalhar para não sobrecarregar a equipe e as concessionárias.”
Especificamente, o Audi Q6 e-tron, o primeiro novo VE baseado na arquitetura Premium Platform Electric (PPE) do Grupo Volkswagen – à frente do Porsche Macan EV – entrará em produção no segundo trimestre de 2024. O próximo ano será também o momento em que outro elétrico entrará em produção, bem como dois novos modelos de combustão. Um terceiro veículo a gasolina está planejado para 2025, mas não há notícias sobre qualquer outro elétrico.
A Audi planeja lançar 20 novos modelos até 2026, sendo metade deles totalmente elétricos, mas pelo que sabemos agora, esse objetivo parece quase impossível de alcançar.
O CEO da marca alemã escolheu as palavras com sabedoria, dizendo que a empresa não quer sobrecarregar as fábricas, mas a verdade é que o desempenho das vendas de carros eléctricos da Audi tem sido menos do que estelar na maioria dos mercados. Aqui no Brasil, o e-tron foi um dos mais procurados nos primeiros anos de vida, mas hoje está bem longe de aparecer no top 10 do ano.
A fabricante do Q8 e-tron é a mais recente empresa a abrandar as suas ambições sobre os VEs, depois de nomes como Ford e General Motors, citando uma queda no crescimento, aumento das taxas de juro e condições de mercado geralmente hostis. Por outro lado, Hyundai e Rivian, entre outros, esperam um aumento na sua capacidade de impulsionar mais volume nos próximos meses.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris