A fabricante chinesa de carros elétricos BYD produzirá na Hungria os modelos que venderá na Europa. De acordo com a declaração oficial do fabricante chinês, a primeira instalação da BYD na Europa desempenhará um papel importante na produção de veículos elétricos e híbridos.
A instalação, que será localizada em Sziget, que também abriga um dos maiores festivais de música do mundo, criará empregos para milhares de pessoas. Além disso, devemos observar que a BYD também produz ônibus elétricos em sua outra fábrica na região de Komarom, na Hungria.
A BYD quer ter uma participação em 10% do mercado europeu até 2030. Atualmente, o modelo mais vendido da marca é o Atto 3, que nos conhecemos como Yuan Plus. Sabe-se que a BYD vendeu aproximadamente 13.000 carros na Europa até novembro e 11.000 dessas vendas consistiram no Atto 3. Embora ainda não tenha anunciado quais veículos serão feitos na Hungria, não seria uma surpresa ver o Yuan Plus europeu como o primeiro modelo feito na nova linha de montagem.
Sabemos que a BYD tem procurado investidores europeus há algum tempo. O fabricante, que se reuniu com muitos governos, da Alemanha à França, estava esperando apoio ou investimentos de fontes locais. Esse apoio esperado veio do governo húngaro.
A Hungria não apenas apoiará a fábrica da BYD, mas também fará um grande investimento. Embora a Comissão Europeia ainda não tenha aprovado esse investimento, o ministro das Relações Exteriores, Peter Szijjarto, o chama de "o maior investimento da história da Hungria".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
BYD atinge marca histórica com 500 mil veículos vendidos em outubro