JAC inicia produção em série do 1º carro elétrico com bateria de sódio
Nova bateria promete reduzir custo final do carro elétrico, ampliando sua popularização
O primeiro carro elétrico equipado com bateria de sódio teve início de produção em série na China. A JAC fez o anúncio oficial informando que as entregas começarão em janeiro de 2024.
De acordo com o anúncio, o hatch Yiwei EV terá um pacote de baterias cilíndricas de íons de sódio da empresa HiNa Battery, e adotará a tecnologia de módulo UE (Encapsulamento Unitário) da JAC.
UE também é conhecido como um design de "colmeia" por causa de sua aparência. Na prática, é mais um conceito de bateria estrutural como o CTP (cell-to-pack) da CATL ou a bateria Blade da BYD.
A JAC anunciou em fevereiro de 2023 que foi a primeira montadora a colocar a bateria de íons de sódio sem lítio em um veículo elétrico. O modelo em questão era um um Sehol E10X, vendido no Brasil como JAC e-JS1 e a bateria Na+ tinha as seguintes especificações:
- Capacidade de 25 kWh
- Densidade energética de 120 Wh/kg (célula única 140 Wh/kg)
- Carregamento de 3C a 4C (10% – 80% em 20 minutos)
- Alcance de 252 km para E10X
- HiNa NaCR32140 célula
Pelas imagens divulgadas, entendemos que o primeiro modelo equipado com as baterias de sódio é o próprio Sehol E10X, embora a JAC não tenha afirmado isso explicitamente. Vale lembrar que a JAC investiu pesado em pesquisa e desenvolvimento da química de íons de sódio para baterias.
Durante o Salão de Xangai, em abril de 2023, a empresa apresentou seu primeiro carro sob a nova submarca de veículos elétricos Yiwei chamado Yiwei 3 (que também está confirmado para o Brasil), equipado com uma bateria de íons de sódio. No entanto, o EV foi lançado no final de junho, apenas com uma bateria de lítio LFP clássica, e prometeu que a variante Na+ seria lançada mais adiante.
Galeria: JAC - bateria de sódio
Xia Shunli, presidente da Yiwei, disse:
"As baterias de íons de sódio se tornarão um tipo de bateria importante, complementar às baterias LFP e uma solução de baixo custo que promove a popularização de veículos elétricos em massa para massas".
As baterias íons de sódio geralmente são indicadas para veículos compactos e de micromobilidade, por conta de sua menor densidade energética. No entanto, ela pode encontrar lugar em carros elétricos de entrada, o que ajudará a reduzir o seu custo final e ampliar as vendas.
Fonte: CarNewsChina
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