page ad skin

JAC inicia produção em série do 1º carro elétrico com bateria de sódio

Nova bateria promete reduzir custo final do carro elétrico, ampliando sua popularização

JAC bateria de sódio (4)

O primeiro carro elétrico equipado com bateria de sódio teve início de produção em série na China. A JAC fez o anúncio oficial informando que as entregas começarão em janeiro de 2024.

De acordo com o anúncio, o hatch Yiwei EV terá um pacote de baterias cilíndricas de íons de sódio da empresa HiNa Battery, e adotará a tecnologia de módulo UE (Encapsulamento Unitário) da JAC.

JAC bateria de sódio (2)

UE também é conhecido como um design de "colmeia" por causa de sua aparência. Na prática, é mais um conceito de bateria estrutural como o CTP (cell-to-pack) da CATL ou a bateria Blade da BYD.

A JAC anunciou em fevereiro de 2023 que foi a primeira montadora a colocar a bateria de íons de sódio sem lítio em um veículo elétrico. O modelo em questão era um um Sehol E10X, vendido no Brasil como JAC e-JS1 e a bateria Na+ tinha as seguintes especificações:

  • Capacidade de 25 kWh
  • Densidade energética de 120 Wh/kg (célula única 140 Wh/kg)
  • Carregamento de 3C a 4C (10% – 80% em 20 minutos)
  • Alcance de 252 km para E10X
  • HiNa NaCR32140 célula
JAC bateria de sódio (3)

Pelas imagens divulgadas, entendemos que o primeiro modelo equipado com as baterias de sódio é o próprio Sehol E10X, embora a JAC não tenha afirmado isso explicitamente. Vale lembrar que a JAC investiu pesado em pesquisa e desenvolvimento da química de íons de sódio para baterias. 

Durante o Salão de Xangai, em abril de 2023, a empresa apresentou seu primeiro carro sob a nova submarca de veículos elétricos Yiwei chamado Yiwei 3 (que também está confirmado para o Brasil), equipado com uma bateria de íons de sódio. No entanto, o EV foi lançado no final de junho, apenas com uma bateria de lítio LFP clássica, e prometeu que a variante Na+ seria lançada mais adiante.

Galeria: JAC - bateria de sódio

Xia Shunli, presidente da Yiwei, disse:

"As baterias de íons de sódio se tornarão um tipo de bateria importante, complementar às baterias LFP e uma solução de baixo custo que promove a popularização de veículos elétricos em massa para massas".

As baterias íons de sódio geralmente são indicadas para veículos compactos e de micromobilidade, por conta de sua menor densidade energética. No entanto, ela pode encontrar lugar em carros elétricos de entrada, o que ajudará a reduzir o seu custo final e ampliar as vendas. 

Fonte: CarNewsChina