A Zeekr, marca premium de carros elétricos de propriedade da gigante chinesa Geely, revelou um novo pacote de baterias LFP que permite carregamento ultrarrápido.

Totalmente desenvolvida internamente, a nova bateria LFP recupera a autonomia de 500 km em apenas 15 minutos, graças em parte a um sistema elétrico de 800V. A Zeekr afirma que o desempenho de carregamento das novas baterias "supera o de muitos concorrentes", mesmo em baixas temperaturas no inverno.

Fique Conectado

Montadoras chinesas estão entrando no mercado de baterias LFP de carregamento rápido

Depois da CATL, a marca Zeekr da Geely também apresentou um pacote de baterias de fosfato de ferro e lítio com carregamento ultrarrápido. Com tempos de carregamento mais rápidos e maior alcance do que os pacotes de LFP comuns, essa química está rapidamente se tornando atraente para os compradores de EVs mais caros.

A nova tecnologia será produzida em uma fábrica de baterias de propriedade da Geely na província de Zhejiang, na China, e estreará no sedã Zeekr 007. O novo carro elétrico será lançado na China em 27 de dezembro, com entregas em janeiro de 2024.

O Zeekr 007 está equipado com uma bateria LFP de 75,6 kWh que permite uma autonomia de quase 700 km pelo ciclo CLTC. O pacote desenvolvido internamente pela Zeekr é fabricado pela Quzhou Jidian EV Tech, uma subsidiária do Geely Holding Group.

Galeria: Zeekr 007

As baterias LFP normalmente têm uma densidade de energia mais baixa do que as baterias NMC. Para resolver esse problema, os engenheiros da Zeekr projetaram a nova bateria LFP para alcançar uma alta densidade de energia no nível do pacote.

Graças ao uso de novos materiais e um design estrutural simplificado, o volume de utilização da nova bateria chega a 83,7% de acordo com Zeekr; a montadora diz que isso é mais do que a maioria dos concorrentes globais conseguiram com as baterias LFP.

A Zeekr diz que o aumento na densidade de energia não compromete a segurança, já que as baterias passaram por seis rigorosos testes de segurança conduzidos pelo Centro Nacional de Inspeção e Testes de Qualidade de Veículos da China.

Até agora, Zeekr usou baterias NMC fornecidas pela CATL no crossover 001 e 009 MPV. É a mais recente montadora chinesa a lançar esse tipo de bateria no maior mercado de veículos elétricos do mundo, em uma tentativa de reduzir sua dependência de fornecedores externos.

Em agosto, a CATL também anunciou uma bateria LFP de carregamento rápido capaz de aumentar a autonomia em 400 km após apenas 10 minutos de carregamento. A bateria Shenxing atingirá um alcance de 700 km no ciclo CLTC da China, afirmou a empresa.