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Novo Porsche Taycan "castiga" Tesla Model S Plaid com novo recorde na pista

Taycan pré-série estabelece novo padrão para elétricos de desempenho, superando o Model S Plaid por impressionantes 17 segundos

Porsche Nurburgring record lap

A Porsche tem um novo Taycan de alto desempenho a caminho e acabou de estabelecer um recorde em Nurburgring. Entusiasmada, a marca de Stuttgart sequer confirmou o nome do carro ou detalhou qualquer um dos seus parâmetros de desempenho. Apenas divulgou o tempo: Um "Taycan de pré-série" percorreu o circuito em apenas 7:07.55.

Isto faz com que seja o Porsche elétrico mais rápido a dar uma volta na lendária pista. Também enterrou o recorde anterior de 7:25,231 do Tesla Model S Plaid em 17,681 segundos.

O tempo do novo Taycan é 26 segundos mais rápido do que o atual Taycan Turbo S e está a uma curta distância do tempo do Rimac Nevera de 7:05.298. O Porsche recebeu pequenas modificações para o tornar mais seguro e mais fácil de seguir. Foram instalados bancos de concha de corrida e uma gaiola de proteção.

De acordo com a Porsche, será lançado um vídeo da condução em meados de março. É provável que isso coincida com mais informações sobre o carro em si, bem como com uma atualização de meio de ciclo para toda a linha Taycan.

Galeria: Versão de pré-produção Taycan bate recorde de volta em Nürburgring

Há muita especulação sobre este novo sedã cupê. Provavelmente chamado de Taycan Turbo GT, há rumores de que contará com um trem de força de três motores com cerca de 1.000 cavalos de potência. Um motor extra no eixo traseiro permitirá não só uma melhor gestão térmica, mas também técnicas avançadas de controle de tração.

Não está claro se foi instalada uma nova bateria neste modelo, mas seria necessária uma alteração na química ou no design das células para suportar melhor as longas descargas de corrente elevada, se o conjunto do Taycan Turbo S não for suficiente. Os inversores de carboneto de silício são outra mudança possível, uma vez que a Porsche já disse que irá aplicar essa tecnologia ao eixo traseiro do novo Macan elétrico. Esta alteração permitirá um funcionamento mais eficiente com correntes sustentadas mais elevadas, que pistas como a de Nurburging exigem.

A parte igualmente significativa deste recorde é a sua capacidade de repetição. A Porsche afirma que o seu piloto de desenvolvimento, Lars Kern, registou várias voltas, todas elas quase exatamente ao mesmo tempo. Vale a pena repetir: as longas retas de Nurburgring e o comprimento de 12,9 milhas são um teste de estresse para os sistemas de transmissão elétricos em particular. Os níveis de corrente indutora de calor que são mantidos apenas durante alguns segundos na condução diária são mantidos durante longos tempos na pista.

As células das baterias, comprometidas em termos de energia e densidade de potência, são submetidas a um esforço no último sentido até aos seus limites absolutos. O recorde da Porsche é quase ofuscado pela engenharia avançada que lhe acompanha, e mal podemos esperar para saber mais sobre esta nova máquina.

Galeria: Porsche Taycan GT novas fotos de flagra