A Volvo segue firme com seu plano de transição energética e passa a contar com uma nova parceria. A ABB anunciou recentemente o fornecimento de mais de 1.300 robôs e pacotes funcionais para construir a próxima geração de veículos elétricos dentro das metas de sustentabilidade estipuladas.
"A transformação histórica da indústria automotiva, impulsionada pela crescente demanda dos consumidores por veículos elétricos e pelo desejo de operar de forma mais sustentável, está criando novas oportunidades e desafios para os fabricantes globais", disse Marc Segura, presidente da ABB Robótica.
Com foco na produção sustentável, a Volvo Cars irá utilizar uma nova família de robôs de grande porte da ABB com alta eficiência energética que proporcionará uma economia de energia de até 20% nas instalações globais da montadora sueca.
Esse acordo inclui pacotes funcionais que abrangem várias tarefas de produção, desde a soldagem por pontos, rebitagem e distribuição até a perfuração de fluxo e inspeção de solda por ultrassom. Cada pacote é uma combinação de hardware, software e serviços pronta para uso que será implementada nas instalações da Volvo Cars em Torslanda, na Suécia, e em Daqing, na China.
Atualmente, a Volvo possui quatro modelos com emissão zero. A dupla XC40 e C40, o novo EX30 e o já apresentado EX90. No entanto, a família deve crescer em 2025 com a chegada de um inédito sedã elétrico que deve substituir a atual geração do S90 e pode ser chamado de ES90.
Conforme relatado pela mídia sueca Teknikens Varld, a montadora está atualmente trabalhando no sucessor de emissão zero do carro-chefe S90. O futuro sedã de luxo será o segundo modelo baseado na plataforma SPA2 depois do SUV EX90. Como antecipado, este novo sedã elétrico com formas "clássicas" poderia ser chamado de ES90.
Um protótipo do modelo já foi visto em testes na China e será o primeiro modelo global da Volvo a ser construído sob a gestão do centro de pesquisa e desenvolvimento oriental, projetado para enfrentar os concorrentes alemães e japoneses. O início de produção deve ocorrer em algum momento de 2024 e a chegada ao mercado no ano seguinte, logo após o ramp-up do EX90.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Valeo e Mahle: motores elétricos sem ímãs com tecnologia de indução
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Apple trabalhou em segredo com a BYD no desenvolvimento de baterias