Em dezembro foram vendidos 6.018 carros elétricos no Brasil, o melhor resultado da série histórica. Em meio ao forte crescimento dos emplacamentos de eletrificados como um todo, os modelos totalmente elétricos garantiram espaço atingindo quase 37% das vendas totais do segmento.
Em 2023, foram 19.310 emplacamentos de carros elétricos no país, pouco mais de 20% das vendas do segmento de eletrificados e um crescimento de mais de 128% na comparação anual (8.458).
Saindo do segmento de eletrificados e considerando as vendas totais de automóveis e comerciais leves em dezembro, os carros elétricos atingiram uma participação de mercado de 2,5%, o melhor resultado histórico.
Para dar uma ideia do rápido aumento de participação dos carros elétricos a bateria em nosso mercado, há menos de um ano o market share não chegava a 0,5% do mercado total.
Confirmando uma tendência de mudança de preferência do consumidor, que cada vez mais migra para modelos plugáveis, os carros elétricos a bateria (BEV) foram os preferidos dentro dos eletrificados, superando híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV).
Propulsão | Dezembro/2023 | Participação nos eletrificados |
HEV | 2.456 | 15,09% |
HEV Flex | 2.452 | 15,06% |
PHEV | 5.353 | 32,88% |
BEV | 6.018 | 36,97% |
Mantendo a sequência recorde de emplacamentos mensais, o BYD Dolphin (2.248) surpreendeu novamente pelo número sem precedentes de vendas mensais para um carro elétrico no país - até hoje nenhum modelo zero emissão havia superado a barreira das 2.000 unidades mensais.
Na sequência, o BYD Seal (857) manteve o vigor apresentado no mês passado e garantiu a segunda colocação. Com início recente de entregas o GWM Ora 03 (711) começa a mostrar sua força ao fechar o pódio dos mais vendidos.
Em quarto lugar, o BYD Yuan Plus (475) teve seu melhor resultado mensal, que ficou ofuscado pela dupla Seal e Ora 03. Logo depois, o já estabelecido Volvo XC40 (316) ocupou a quinta posição do ranking.
Com uma promoção agressiva que baixou seu preço para R$ 159.900, o Peugeot e-2008 GT (160) surge no 6º lugar do top 10. Bem de perto, o veterano Nissan Leaf (151) garantiu a sétima posição.
Novidade para um veículo comercial, o Renault Kangoo E-Tech (141) surge na oitava posição, seguido pelo Volvo C40 (117), que perdeu fôlego e ficou por pouco à frente de outro utilitário, o Fiat E-Scudo (103), que fecha o ranking dos 10 mais vendidos.
Modelo | Vendas em dezembro | |
1º | BYD Dolphin | 2.248 |
2º | BYD Seal | 857 |
3º | GWM Ora 03 | 711 |
4º | BYD Yuan Plus | 475 |
5º | Volvo XC40 | 316 |
6º | Peugeot e-2008 GT | 160 |
7º | Nissan Leaf | 151 |
8º | Renault Kangoo E-Tech | 141 |
9º | Volvo C40 | 117 |
10º | Fiat E-Scudo | 103 |
Modelo | Vendas em 2023 | |
1º | BYD Dolphin | 6.812 |
2º | Volvo XC40 | 1.802 |
3º | BYD Yuan Plus | 1.756 |
4º | BYD Seal | 1.040 |
5º | Volvo C40 | 841 |
6º | GWM Ora 03 | 772 |
7º | JAC e-JS1 | 508 |
8º | Mini Cooper SE | 396 |
9º | Nissan Leaf | 370 |
10º | BMW iX3 | 327 |
Fonte: ABVE/Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin tem condições especiais e preço sem reajuste no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD Dolphin terá versão mais barata com 500 km de alcance na China
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Guerra de preços: BYD amplia desconto de carros elétricos na Europa
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Comparativo Ora 03 Skin vs. BYD Dolphin: A revolução dos compactos elétricos