Em 2022, recebi a ligação de um amigo. Ele queria me apresentar uma pessoa que estava com uma ideia interessante. Era Flávio Figueiredo de Assis, empresário que fundou a Lecar para produzir um carro elétrico no Brasil e que veria as projeções do primeiro modelo naquele dia, em sua casa. Eu estava lá e, desde então, acompanho o que o empresário está fazendo com a Lecar.
Flávio vendeu uma empresa do setor financeiro para seguir com a Lecar. Projetar, homologar e produzir um carro não é uma tarefa fácil, mas o primeiro protótipo do Model 459 foi montado em dezembro, em uma estrutura tubular com carroceria em plástico reforçado com fibra de vidro e fibra de carbono. Todo o projeto foi nacional, com profissionais que já passaram pela indústria automotiva. A planta é em Caxias do Sul (RS).
O Lecar Model 459 usará motor elétrico e bateria de fornecedor chinês, a Wiston. O restante será nacional, já que os engenheiros fizeram o estudo de diversos modelos elétricos de diversas fabricantes para projetar o Lecar Model 459 neste tempo. O protótipo segue para homologação no exterior, com testes de impacto, aerodinâmica e equipamentos de segurança. A expectativa é a produção em série a partir de dezembro de 2024.
Segundo a empresa, o Model 459 custará R$ 279 mil com 400 km de autonomia. Existe de um modelo mais barato, com motores e baterias nacionais, que com um programa de incentivos, poderia custar cerca de R$ 100 mil. Sobre o Modelo 459, é esperada a produção de 300 unidades por mês. Além das vendas, a Lecar planeja instalar pontos de recarga, inclusive rápidos. Em cinco anos, os planos são 50 mil carros/ano. Um Tesla brasileiro? Quem sabe...
A Lecar entrou em contato com o InsideEVs e se posicionou sobre algumas dúvidas nos comentários da matéria.
Nós, da equipe LECAR, estamos atentos a cada feedback e aproveitamos a oportunidade para prestar esclarecimentos:
Nosso fundador e CEO Flávio Figueiredo Assis, fundou a www.lecard.com.br que atua em todo território nacional e fatura 1 bilhão de reais.
Sabemos que o preço do LECAR Model 459 está bem acima das possibilidades da grande maioria dos brasileiros. Contudo, estamos trabalhando fortemente para buscar incentivos fiscais os mesmos de países como China e Estados Unidos que não pagam impostos na produção de seus carros, a fim de reduzir a carga tributária de automóveis, que é de 43% no Brasil. Ou seja, podemos ter nosso carro no mercado por R$156mil com o apoio do governo. Os carros elétricos apresentam inúmeros benefícios ao meio ambiente e, ter o apoio do governo será fundamental para atuarmos mais rapidamente na mudança da matriz energética do nosso país.
A LECAR é motivo de orgulho para todos nós, brasileiros. Somos a 9ª maior economia do mundo e merecemos ter uma montadora para chamar de nossa! Convidamos a todos para acompanharem de perto e sugerirem melhorias na evolução da montagem do protótipo em nossas redes sociais: @lecarbrasil, no Instagram e YouTube.
Quanto aos comentários de compósitos e estrutura do veículo conforme o anunciado estamos em fase de protótipo e não de produto final, vamos fazer um produto que vai interessar a quem cuida do meio ambiente até em outros países.
Acreditamos no Brasil e Vamos juntos construir a nova história da indústria automobilística do Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul