Carro elétrico brasileiro terá 400 km de autonomia por R$ 279 mil
Empresário fundou a Lecar e produção do primeiro modelo começa ainda em 2024
Em 2022, recebi a ligação de um amigo. Ele queria me apresentar uma pessoa que estava com uma ideia interessante. Era Flávio Figueiredo de Assis, empresário que fundou a Lecar para produzir um carro elétrico no Brasil e que veria as projeções do primeiro modelo naquele dia, em sua casa. Eu estava lá e, desde então, acompanho o que o empresário está fazendo com a Lecar.
Flávio vendeu uma empresa do setor financeiro para seguir com a Lecar. Projetar, homologar e produzir um carro não é uma tarefa fácil, mas o primeiro protótipo do Model 459 foi montado em dezembro, em uma estrutura tubular com carroceria em plástico reforçado com fibra de vidro e fibra de carbono. Todo o projeto foi nacional, com profissionais que já passaram pela indústria automotiva. A planta é em Caxias do Sul (RS).
O Lecar Model 459 usará motor elétrico e bateria de fornecedor chinês, a Wiston. O restante será nacional, já que os engenheiros fizeram o estudo de diversos modelos elétricos de diversas fabricantes para projetar o Lecar Model 459 neste tempo. O protótipo segue para homologação no exterior, com testes de impacto, aerodinâmica e equipamentos de segurança. A expectativa é a produção em série a partir de dezembro de 2024.
Segundo a empresa, o Model 459 custará R$ 279 mil com 400 km de autonomia. Existe de um modelo mais barato, com motores e baterias nacionais, que com um programa de incentivos, poderia custar cerca de R$ 100 mil. Sobre o Modelo 459, é esperada a produção de 300 unidades por mês. Além das vendas, a Lecar planeja instalar pontos de recarga, inclusive rápidos. Em cinco anos, os planos são 50 mil carros/ano. Um Tesla brasileiro? Quem sabe...
A Lecar entrou em contato com o InsideEVs e se posicionou sobre algumas dúvidas nos comentários da matéria.
Nós, da equipe LECAR, estamos atentos a cada feedback e aproveitamos a oportunidade para prestar esclarecimentos:
Nosso fundador e CEO Flávio Figueiredo Assis, fundou a www.lecard.com.br que atua em todo território nacional e fatura 1 bilhão de reais.
Sabemos que o preço do LECAR Model 459 está bem acima das possibilidades da grande maioria dos brasileiros. Contudo, estamos trabalhando fortemente para buscar incentivos fiscais os mesmos de países como China e Estados Unidos que não pagam impostos na produção de seus carros, a fim de reduzir a carga tributária de automóveis, que é de 43% no Brasil. Ou seja, podemos ter nosso carro no mercado por R$156mil com o apoio do governo. Os carros elétricos apresentam inúmeros benefícios ao meio ambiente e, ter o apoio do governo será fundamental para atuarmos mais rapidamente na mudança da matriz energética do nosso país.
A LECAR é motivo de orgulho para todos nós, brasileiros. Somos a 9ª maior economia do mundo e merecemos ter uma montadora para chamar de nossa! Convidamos a todos para acompanharem de perto e sugerirem melhorias na evolução da montagem do protótipo em nossas redes sociais: @lecarbrasil, no Instagram e YouTube.
Quanto aos comentários de compósitos e estrutura do veículo conforme o anunciado estamos em fase de protótipo e não de produto final, vamos fazer um produto que vai interessar a quem cuida do meio ambiente até em outros países.
Acreditamos no Brasil e Vamos juntos construir a nova história da indústria automobilística do Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD Dolphin Mini supera até modelos a gasolina e lidera ranking na China
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BYD Song Pro bate recorde de vendas no Brasil após redução de preço
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA