GWM construirá fábrica de carros elétricos e híbridos na Europa
Montadora chinesa quer ampliar presença no Velho Continente e planeja produção local
A GWM quer produzir carros na Europa em um futuro próximo e está de olho em mercados como Espanha e países do leste europeu para instalar sua linha de produção de veículos híbridos e totalmente elétricos. A montadora chinesa está de olho no potencial regional e considera várias possibilidades para se instalar localmente.
De acordo com uma matéria recente do site TribunadeAutomacion, o diretor de Marca e Marketing da Great Wall Motor (GWM) Europe, Thiemo Jahnke, disse que a montadora deverá ter produção local em quatro ou cinco anos, sem descartar a Espanha para a construção da fábrica.
"em quatro ou cinco anos, podemos ter produção na Europa" e "não descartamos Espanha". Em princípio, a Alemanha teria mais dificuldade porque "é um lugar muito caro para fabricar. É mais provável que vá para um nível mais barato de países", afirmou.
Galeria: Ora Funky Cat (2023)
Desde o ano passado discute-se a produção europeia da GWM, a princípio na Alemanha, mercado onde a empresa já comercializa os modelos das marcas Ora e Wey. No entanto, o alto custo de produção na maior economia da Europa teria feito a gigante chinesa considerar outras opções, sem descartar o leste europeu.
Mostrando a força das marcas chinesas no Velho Continente, vale lembrar que a rival BYD já anunciou a construção de uma fábrica de carros elétricos na Hungria e a CATL, maior fabricante mundial de baterias, iniciou a produção na Alemanha no ano passado.
Galeria: WEY Coffee 01
A Great Wall Motor está presente no mercado europeu desde 2021 e recentemente tomou a decisão de reorganizar sua oferta no velho continente sob uma única marca (GWM), uma estratégia que busca reforçar a imagem do grupo e simplificar sua linha de produtos, uma estratégia que já é adotada aqui no Brasil.
Na Europa, a chinesa oferece os modelos Ora 03 e Wey Coffee 01. Esse modelo híbrido plug-in se tornará o GWM Wey 05 no futuro, enquanto o Wey Coffee 02, um pouco menor, também foi anunciado, e será chamado de GWM Wey 03.
Em 2024, a GWM também quer lançar seus veículos eletrificados na Espanha, Itália, Bélgica e Holanda. Um GWM Wey 03 e um GWM Ora 07 estão programado para 2024. "Pelo menos um modelo" virá em 2025, promete a Great Wall Motor.
No Brasil, onde a operação tem menos de um ano, a GWM emplacou o segundo modelo híbrido mais vendido do mercado com a linha Haval H6 enquanto o elétrico Ora 03 ficou na terceira posição entre os mais vendidos do segmento em dezembro.
Fonte: La Tribuna de Automoción
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GWM reafirma aposta no Brasil, com planos de exportação e investimentos
Seres 3: Últimas unidades com até 74% de desconto em leilão no Brasil
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Fabricante de baterias da GWM encerra operações e projetos na Europa
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
GWM expande rede de carregamento rápido em parceria com Iguatemi