A GWM segue ampliando suas operações fora da China. Enquanto prepara a instalação de sua fábrica no Brasil, a montadora chinesa também avança na Europa, onde atua desde o ano passado e agora anuncia uma expansão para mais 8 países da região.   

Além disso, a fabricante pretende estabelecer um novo centro de pesquisa e desenvolvimento europeu, ao mesmo tempo em que considera iniciar a produção de veículos elétricos e híbridos no Velho Continente mais adiante.

Galeria: Ora Funky Cat (2023) - impressões

A trajetória da GWM na Europa começou pela Alemanha com o carro elétrico Ora Good Cat (Funky Cat), que a partir de 2024 passará a se chamar Ora 03, seguindo a nomenclatura usada no Brasil. A empresa também opera com a submarca Wey, vendendo o moderno e bem equipado SUV híbrido plug-in Wey Coffee 01. 

Com o objetivo de quadruplicar sua presença na região, a Great Wall Motor recrutou a ajuda da Emil Frey – o maior grupo de concessionários de automóveis da Europa – para ajudar a distribuir veículos sob as marcas Ora e Wey.

Segundo o site chinês Sina Tech, a GWM passará a atuar na Áustria, Bélgica, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Espanha e Suíça. E o anúncio vem justamente no momento em que a Europa tenta fechar o cerco contra os carros elétricos chineses por meio de uma investigação anti-subsídios. Em meados de outubro, a GWM foi a primeira montadora da China e apresentar relatórios em resposta ao comitê de investigação da UE.

Galeria: WEY Coffee 01

Durante a Overseas Dealers Conference em 2022, a Great Wall Motor compartilhou que sua estratégia global de marca se concentraria em seu guarda-chuva GWM – que dividiu suas cinco principais marcas de automóveis de acordo com os segmentos de mercado.