Em uma colaboração improvável, a Sony e a Honda tornaram-se parceiras no início de 2022, quando as gigantes japonesas anunciaram planos de trabalhar juntas. Desde então, a dupla estabeleceu uma nova empresa, simplesmente chamada Sony Honda Mobility Afeela. Na CES de 2024, uma versão mais próxima da produção será exibida.
Ainda chamado de Afeela Prototype, sem um nome definitivo, o sedã elétrico evoluiu um pouco em design. Agora tem espelhos laterais tradicionais em vez de câmeras, juntamente com um para-choque dianteiro ligeiramente redesenhado com um spoiler. Os faróis traseiros têm um formato mais curvo do que antes, enquanto as colunas parecem mais grossas do que no protótipo do ano passado. Na parte traseira, uma peça preta de acabamento foi adicionada acima da placa do carro, e há um novo elemento que se projeta do para-choque.
Originalmente revelado como o conceito Vision-S na CES de 2020, o Afeela EV passou por mudanças adicionais no interior. A cabine com várias telas agora tem um espelho retrovisor diferente, um volante discretamente revisado e dois carregadores sem fio para smartphone. Também parece haver uma câmera no topo do painel que fica de olho no que o motorista está fazendo.
Quanto às especificações técnicas, o Afeela EV tem uma configuração de motor duplo que garante um sistema de tração nas quatro rodas. Os motores dianteiro e traseiro fornecem, cada um, 245 cv (180 kW) para os respectivos eixos e extraem sua energia de uma bateria de íons de lítio de 91 kWh. Os proprietários poderão recarregar a bateria usando corrente contínua em até 150 kW, enquanto o carregamento em corrente alternada chegará a 11 kW.
Montado em rodas de 21 polegadas com pneus 245/40 R21 na dianteira e 275/35 R22 na traseira, o Afeela EV oferece suspensão a ar combinada com uma configuração de braço duplo na dianteira e uma multi-link na traseira. O carro elétrico de aparência futurista tem 4.915 milímetros de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.460 mm de altura, com uma generosa distância entre-eixos de 3.000 mm. Isso o torna ligeiramente mais curto, mais estreito e mais alto do que um Tesla Model S.
A empresa Sony Honda Mobility abrirá os pedidos em 2025, quando a produção está programada para começar. As entregas aos clientes na América do Norte estão previstas para o início de 2026. Enquanto isso, você poderá dirigir o Afeela EV no Gran Turismo 7, que virá com uma atualização futura este ano. Fato interessante - o protótipo de 2024 foi levado remotamente ao palco na CES usando um controle PlayStation DualSense:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global