A Honda e a Sony têm avaliado uma parceria que combinasse seus conhecimentos para a criação de veículos eléctricos. E agora, as duas gigantes japonesas anunciaram finalmente a criação de uma nova empresa independente que será chamada de Sony Honda Mobility Inc. O primeiro carro elétrico da nova marca será lançado em 2025.

As duas empresas terão 50% de participação cada neste novo negócio, embora cada uma irá colaborar de formas diferentes nesta empreitada. A Sony não tem conhecimento sobre fabricação de automóveis, mas tem décadas de experiência em tecnologia e entretenimento. Numa era em que a condução está cada vez mais automatizada, a necessidade de manter os passageiros entretidos será cada vez maior.

Apesar de ter mostrado dois conceitos de veículos elétricos prontos para a produção, não sabemos se algum dos dois modelos Vision-S irá realmente entrar em produção, uma vez que não foram criados pela Honda ou com a colaboração da japonesa. Os protótipos foram construídos peça Magna Steyr da Áustria.

Galeria: Sony Vision-S 02 SUV Concept

A Honda só entrou em cena em março, alguns meses depois de a Sony ter anunciado que procurava ativamente uma parceira estabelecida no setor automotivo para formar uma joint-venture. E como não sabemos se os dois conceitos irão ou não chegar à etapa de produção, esta colaboração pode tornar-se realmente interessante.

A Honda também está trabalhando em parceria com a General Motors, que concedeu a utilização da sua plataforma de elétricos Ultium e sua tecnologia proprietária de baterias para o lançamento do primeiro SUV elétrico da marca japonesa. Não sabemos, no entanto, se o primeiro carro da Sony seria fabricado pela Honda com soluções da GM, mas a probabilidade é alta.

A mobilidade está no nome desta parceria entre Sony e Honda. Além de vender veículos eletrificados, a empresa também oferecerá alguma forma de serviços de aluguel por assinatura ou compartilhamento de carros. Toshihiro Mibe, CEO da Honda, disse que:

Estamos muito satisfeitos por termos assinado um acordo de joint venture com a Sony, que tem pontos fortes na tecnologia digital avançada. Partilhamos ainda o nosso desejo de assumir novos desafios. 

Na nova empresa, faremos esforços para criar um novo valor aos clientes através da fusão trazida pela combinação das nossas diferentes indústrias e aguardamos com expectativa os desenvolvimentos futuros.

Kenichiro Yoshida, CEO da Sony Group Corporation expressou pontos de vista igualmente otimistas, afirmando que:

À medida que aplicamos os nossos conhecimentos nestas áreas, estamos entusiasmados por termos encontrado um parceiro, a Honda, com extensas realizações e conhecimentos globais, e por termos assinado o acordo de joint-venture entre as duas empresas.

O nosso objetivo é contribuir para a evolução da mobilidade, combinando as tecnologias de ponta da Honda em matéria de meio-ambiente e segurança, capacidades de desenvolvimento da mobilidade, tecnologia de produção de de veículos e experiência de gestão de serviços pós-venda, com a nossa experiência em tecnologias de imagem, detecção, telecomunicações, redes e entretenimento.