Quando as montadoras exibem carros-conceito extravagantes, muitas vezes é difícil distinguir o realidade e ficção. Entender o que é puramente um exercício de design ou o que está realmente antecipando algo que chegará às ruas mesmo. Essas questões vieram à tona quando a Honda revelou dois conceitos elétricos futuristas ontem (9/1).
Eles foram exibidos durante a CES, maior feira de tecnologia dos EUA, que está acontecendo em Las Vegas. Em uma coletiva de imprensa, o CEO da Honda, Toshihiro Mibe, fez questão de esclarecer quais eram as intenções reais de sua empresa. De acordo com o executivo, "um modelo de produção, muito próximo deste conceito, chegará primeiro aos Estados Unidos e depois aos demais países em 2026". Ele se referia especificamente ao conceito Saloon.
Galeria: Conceitos elétricos da Honda na CES 2024
É provável que muitos dos atributos mais peculiares do Saloon, como uma tela deslumbrante no lugar de uma grade e portas enormes do tipo "asa de gaivota" não cheguem às ruas. Mas os comentários de Mibe sugerem que o design geral e a aparência do Saloon, que é diferente de qualquer veículo atual, serão de fato mantidos na produção.
Visualmente, o Saloon é simples e marcante. É composto por uma única forma, ao contrário do design tradicional de três volumes (capô, cabine, porta-malas) seguido pelos sedãs. Evoca carros em forma de cunha das décadas de 1970 e 1980, como o Lamborghini Countach, mais do que qualquer coisa do século XXI. Sua linha de teto baixa e silhueta aerodinâmica ajudarão a reduzir a resistência do ar e aumentar a autonomia, uma preocupação fundamental para os veículos elétricos, afirmou a Honda. O conceito também estreou um novo logotipo da Honda.
No mesmo evento, a Honda apresentou um conceito de van chamado Space Hub, mas não indicou que um veículo de produção semelhante chegará ao mercado. O carro inspirado no Saloon lançará a nova família de veículos elétricos da Honda, chamada Honda 0. Eles estrearão novas tecnologias da Honda que permitirão carregamento mais rápido e melhor eficiência do que os veículos elétricos de hoje. Detalhes sobre a nova linha de veículos são escassos. Esperamos saber mais à medida que 2026 se aproxima.