Não apenas carros, mas também aviões: o Hyundai Motor Group está envolvido no setor de aviação. Sua subsidiária Supernal está agora apresentando o S-A2, um avião elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL).
O veículo de quatro lugares é baseado no estudo S-A1, que foi apresentado na CES 2020. O S-A2 não se destina a longas distâncias, mas foi projetado para levar seus passageiros de A a B mais rapidamente dentro da cidade. Seu lançamento no mercado está previsto para 2028, conforme anunciado há um ano e meio.
"Desde o início, a missão da Supernal foi criar o produto certo para o mercado certo no momento certo", disse Jaiwon Shin, que também é CEO da Supernal e presidente do Hyundai Motor Group. Uma equipe de 600 pessoas está trabalhando no projeto. Com a apresentação do avião na CES, a Hyundai quer enfatizar seu compromisso nessa área.
O S-A2 não é um drone, mas sim um avião com asas fixas e uma cauda em forma de V. A velocidade de cruzeiro é de 200 km/h e a velocidade de voo é de 1.500 km/h. A velocidade de cruzeiro é de 200 km/h e a altitude de voo é de 1.500 pés (cerca de 500 metros). O eVTOL foi projetado para distâncias de 40 a 60 quilômetros. Os motores elétricos acionam oito hélices. Elas podem ser alinhadas para cima para decolagem e pouso e fornecem propulsão durante o voo de cruzeiro. O S-A2 é considerado tão silencioso quanto uma máquina de lavar louça: 65 decibéis na fase de decolagem e pouso vertical e 45 dB no voo de cruzeiro horizontal.
"O S-A2 realmente concretiza o lema 'o carro encontra a aerodinâmica'", diz o designer-chefe da Hyundai, Luc Donckerwolke. Isso ocorre porque o visual do S-A2 foi desenvolvido pela equipe de engenharia da Supernal em conjunto com especialistas em design de carros da Hyundai.
Na CES, a Supernal está exibindo o S-A2 junto com o "Vertiports" - como a empresa chama as plataformas de lançamento e aterrissagem para a exposição do eVTOL. Não apenas o estudo do eVTOL pode ser visto, mas os visitantes também podem experimentar um voo simulado sobre Los Angeles e se informar sobre o trabalho em rede com outros meios de transporte.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eve, divisão de "carros voadores" da Embraer, fecha parceria com a DHL
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Raízen faz 1º abastecimento de aeronave com caminhão elétrico da Volkswagen
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Stellantis anuncia parceria para produzir aeronave elétrica eVTOL
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Grupo Volkswagen revela seu primeiro protótipo de táxi elétrico voador