A GWM anunciou o início de produção internacional do Ora 03. Trata-se do primeiro carro elétrico da marca fabricado em série fora da China, na fábrica da GWM em Rayong, na Tailândia. O país do sudeste asiático tem avançado rápido na eletrificação e atraído muitas montadoras chinesas.
Por sua vez, a GWM dá a pontapé inicial na produção internacional de veículos totalmente elétricos e híbridos. O objetivo é produzir modelos eletrificados HEV, PHEV e BEV em escala global. No Brasil, a GWM pretende iniciar a produção local no primeiro semestre de 2024.
As baterias para os veículos elétricos produzidos na Tailândia serão fornecidas pela S-Volt, empresa do grupo GWM, que terá capacidade para entregar 60.000 baterias elétricas nesta nova unidade.
O histórico da GWM na Tailândia começou em novembro de 2020, quando a empresa adquiriu oficialmente a fábrica de Rayong, tornando-se a primeira marca automotiva chinesa privada a entrar no mercado tailandês. Em maio do mesmo ano, o primeiro modelo HEV saiu da linha de produção da fábrica de Rayong, fazendo dela a primeira base de fabricação de veículos de nova energia do país.
Após assinar um memorando de entendimento e acordos de produção, em julho de 2023 a GWM introduziu a S-VOLT na Tailândia, a primeira fábrica de baterias automotivas no Sudeste Asiático, não apenas fornecendo baterias de energia para modelos GWM.
O Ora 03 é o carro elétrico com aspirações globais da GWM e desde seu lançamento, em outubro de 2021, foram vendidos mais de 10.000 unidades do Ora 03 na Tailândia.
No Brasil, o Ora 03 foi lançado no final do ano passado e neste começo de 2024 já ocupa a segunda posição entre os carros elétricos mais vendidos no país de acordo com os dados parciais. Vale lembrar que a GWM tem planos para produzir o compacto no país mais adiante, a depender da demanda e condições favoráveis de mercado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia