A GWM quer produzir carros na Europa em um futuro próximo e está de olho em mercados como Espanha e países do leste europeu para instalar sua linha de produção de veículos híbridos e totalmente elétricos. A montadora chinesa está de olho no potencial regional e considera várias possibilidades para se instalar localmente. 

De acordo com uma matéria recente do site TribunadeAutomacion, o diretor de Marca e Marketing da Great Wall Motor (GWM) Europe, Thiemo Jahnke, disse que a montadora deverá ter produção local em quatro ou cinco anos, sem descartar a Espanha para a construção da fábrica. 

"em quatro ou cinco anos, podemos ter produção na Europa" e "não descartamos Espanha". Em princípio, a Alemanha teria mais dificuldade porque "é um lugar muito caro para fabricar. É mais provável que vá para um nível mais barato de países", afirmou. 

Galeria: Ora Funky Cat (2023)

Desde o ano passado discute-se a produção europeia da GWM, a princípio na Alemanha, mercado onde a empresa já comercializa os modelos das marcas Ora e Wey. No entanto, o alto custo de produção na maior economia da Europa teria feito a gigante chinesa considerar outras opções, sem descartar o leste europeu. 

Mostrando a força das marcas chinesas no Velho Continente, vale lembrar que a rival BYD já anunciou a construção de uma fábrica de carros elétricos na Hungria e a CATL, maior fabricante mundial de baterias, iniciou a produção na Alemanha no ano passado. 

Galeria: WEY Coffee 01

A Great Wall Motor está presente no mercado europeu desde 2021 e recentemente tomou a decisão de reorganizar sua oferta no velho continente sob uma única marca (GWM), uma estratégia que busca reforçar a imagem do grupo e simplificar sua linha de produtos, uma estratégia que já é adotada aqui no Brasil. 

Na Europa, a chinesa oferece os modelos Ora 03 e Wey Coffee 01. Esse modelo híbrido plug-in se tornará o GWM Wey 05 no futuro, enquanto o Wey Coffee 02, um pouco menor, também foi anunciado, e será chamado de GWM Wey 03.

Em 2024, a GWM também quer lançar seus veículos eletrificados na Espanha, Itália, Bélgica e Holanda. Um GWM Wey 03 e um GWM Ora 07 estão programado para 2024. "Pelo menos um modelo" virá em 2025, promete a Great Wall Motor.

No Brasil, onde a operação tem menos de um ano, a GWM emplacou o segundo modelo híbrido mais vendido do mercado com a linha Haval H6 enquanto o elétrico Ora 03 ficou na terceira posição entre os mais vendidos do segmento em dezembro. 

Fonte: La Tribuna de Automoción