O novo Lancia Ypsilon está na reta final. A data de revelação oficial está marcada para 14 de fevereiro e os preparativos estão a todo vapor, incluindo a produção do vídeo promocional que veremos nos canais digitais da marca e talvez na televisão.
A filmagem está em andamento na Lombardia e a primeira foto da traseira "roubada" por um fotógrafo da agência ANSA no sábado, 13 de janeiro, vem de um estúdio que fica em Milão.
Se, a princípio, o vazamento pode ter parecido o resultado de um deslize por parte do pessoal de segurança que deveria ter protegido o carro de smartphones curiosos, a chuva de fotos e vídeos que se espalhou durante o fim de semana nas redes sociais deixa poucas dúvidas: a Lancia queria "dar" aos italianos uma prévia não oficial de seu recém-nascido. Para fazer com que as pessoas falassem sobre ele o máximo possível e marcar o início de uma nova era para uma marca especial que, até alguns anos atrás, parecia destinada a desaparecer.
O lado b do novo Ypsilon ainda não tinha sido visto, e é interessante notar como o modelo de produção, de certa forma, mantém certas promessas estilísticas antecipadas conceitualmente pelo protótipo Pu+Ra HPE que você pode ver na foto abaixo.
Além das proporções típicas de um carro hatchback compacto com 4 metros de comprimento, o que se destaca são os faróis circulares abertamente inspirados nos do Lancia Stratos e o emblema LANCIA transferido da posição clássica na porta traseira para a coluna lateral, onde também podemos vislumbrar a maçaneta "afogada" para abrir as portas traseiras.
Também merece atenção na porta traseira a nova inscrição desenvolvida para o Ypsilon, sobreposta pelo nome da marca escrito por extenso.
Depois, há a nova dianteira, já "entregue" por algumas fotos de flagras e nossas próprias projeções, que se expressa com uma nova grade "em forma de taça" projetada com lâminas de LED. Nas imagens abaixo, tiradas perto da Piazza Affari pelo nosso leitor Alberto Montalbetti - a quem agradecemos - você pode ver muito bem, mas também pode vislumbrar algo da instrumentação interna caracterizada por uma parte central em forma de disco. Essa é a pequena mesa já presente no Pu+Ra HPE e antecipada em uma das imagens teaser publicadas pela Lancia há algum tempo, um elemento de estilo que pretende evocar ambientes domésticos, como uma sala de estar.
As imagens mostram praticamente tudo sobre o estilo do novo Lancia, confirmando grande parte da antecipação e o estilo semelhante ao de outros modelos do grupo Stellantis, como o Opel Corsa ou o Peugeot 208, com os quais o Ypsilon compartilha uma plataforma (o chamado CMP) e mecânica básica.
O Ypsilon 2024, como seus primos, também assumirá a gama de motores e, portanto, pela primeira vez, também será elétrico. É justamente essa motorização que acompanhará a versão de lançamento, chamada Cassina Limited Edition (uma famosa empresa de móveis) e produzida em apenas 1906 exemplares, número que lembra o ano de fundação da Lancia.
Ainda não há dados técnicos, mas espera-se a presença do motor elétrico síncrono de ímã permanente de 156 cv acoplado ao eixo dianteiro e alimentado por uma bateria de 54 kWh, para 400 km de autonomia máxima na cidade. Posteriormente, o Lancia Ypsilon 2024 híbrido também chegará com um trem de força híbrido leve de 48V com 100 cv, como no Jeep Avenger e no Fiat 600.
Mais adiante, é esperada uma versão esportiva com tração integral e configuração elétrica com 240 cv e 0-100 km/h em 5,8 segundos. A mesma propulsão que impulsionará o Abarth 600e antecipado há apenas alguns dias. De qualquer forma, será interessante ficar de olho nessas informações, considerando os rumores de que a Lancia gostaria de voltar ao mundo dos ralis, talvez com um Rally2.
O que é certo, no entanto, é que o novo Lancia Ypsilon será produzido na fábrica da Stellantis em Zaragoza, na Espanha.
Enquanto esperamos para ver como será o interior, vamos lembrar que o novo Ypsilon deverá apresentar várias inovações e, em particular, um novo sistema de informação e entretenimento chamado S.A.L.A., que promete, de acordo com o que o fabricante disse nos últimos meses, comandos de voz evoluídos de acordo com o que já foi mostrado por outros fabricantes de automóveis. Será possível controlar o áudio, a climatização e a iluminação interna, bem como o sistema de navegação.
Ainda não se sabe se o software do novo Lancia Ypsilon poderá ser atualizado ao longo do tempo, juntamente com o trem de força, mas, acima de tudo, se haverá integração futura com a IA.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Hyundai Creta elétrico é flagrado na Índia e pode ser opção ao Yuan Pro
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
''Maverick'' da Geely, picape elétrica Riddara RD6 é flagrada em Curitiba
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
SUV quadradinho da GM é flagrado no Brasil: arma contra os chineses