A StoreDot, startup com sede em Israel que trabalha em uma célula de bateria de carregamento rápido extremo (XFC) disponível comercialmente, revelou um conceito cell-to-pack (CTP) que inclui sua tecnologia proprietária de 100in5 (160 km em 5 minutos) e uma solução de refrigeração interessante.
Apelidado de I-Beam XFC, o conceito da StoreDot fornece 100 milhas de autonomia após apenas 5 minutos de carregamento extremamente rápido, mas esse não é o principal ponto de discussão, pois as células da empresa já eram capazes do mesmo.
A novidade aqui é o conceito patenteado de Resfriamento Estrutural. De modo geral, isso significa que cada célula tem um caminho de resfriamento integrado onde o líquido de arrefecimento pode fluir, proporcionando assim um gerenciamento térmico aprimorado, diz a StoreDot. Isso também significa que a bateria pode aceitar as correntes ultra-altas necessárias para carregamento rápido com o mínimo de sobrecarga.
Para fazer um conjunto completo de baterias, vários eletrodos são montados no que a StoreDot chama de células I-Beam XFC, que – a julgar pelo vídeo incorporado acima – parecem ser feitas sob medida para cada veículo para que caibam perfeitamente no chassi em termos de largura. Coloque um monte dessas células juntas e você terá um pacote inteiro com sistema de resfriamento incluído.
Embora ainda esteja na fase de conceito, é uma ideia bastante legal que pode potencialmente tornar a questão das células de bateria individuais com aquecimento (e reduzindo o desempenho de carregamento de todo o pacote) uma coisa do passado.
A StoreDot diz que tem várias patentes para a arquitetura I-Beam XFC e vê o design como a chave para desbloquear todo o potencial da tecnologia de carregamento rápido extremo em grande escala. Isso se um dia chegar aos veículos elétricos com especificações de produção.
StoreDot I-Beam XFC Cell-To-Pack Concept
As células XFC da empresa foram validadas por uma empresa externa no início do ano passado e mais de 15 marcas de carros estão explorando a tecnologia para seus próximos EVs. A Polestar disse que um protótipo Polestar 5 equipado com as células XFC da StoreDot será apresentado este ano, enquanto a startup vietnamita VinFast deve adotar a tecnologia assim que estiver disponível em algum momento do próximo ano.
Com uma densidade de energia de 300 Wh/kg, as células de pacote de estado semissólido dominantes em silício da StoreDot atraíram investimentos de empresas como Mercedes-Benz, Samsung e Polestar. De acordo com a startup de baterias, as células não se degradam após 1.000 ciclos consecutivos de carregamento rápido extremo, incluindo sessões em que o estado de carga é aumentado de 10% para 80% em apenas 10 minutos, bem como células de recarga de zero a 100% SoC com XFC.
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