Apesar de ter uma linha de SUVs consideravelmente grande, a BYD ainda deve um SUV elétrico compacto para o mercado global. Na China, a empresa tinha o Yuan Pro, com um design muito parecido com o do Ford EcoSport (para não dizer cópia). Isto irá mudar com o lançamento do Yuan UP, que será apresentado oficialmente em março em seu país de origem e tem aspirações globais – fontes ligadas à BYD no Brasil dizem que o utilitário esportivo elétrico está sendo estudado para o mercado local.
De acordo com o site AutoHome, a BYD teria agendado o lançamento do Yuan UP na China para março, somente na versão elétrica. Será posicionado logo abaixo do Yuan Plus como o SUV mais acessível da empresa. Como comparação, o Yuan Plus hoje parte de 135.800 yuan (R$ 93.307). Algumas mídias chinesas especulam que o preço inicial seria abaixo dos 100 mil yuan (R$ 68.698), o que seria menos do que o Dolphin, vendido a partir de 109.900 yuan (R$ 75.499).
Motor1.com questionou algumas fontes dentro da BYD durante o evento realizado em Shenzhen na última semana e a resposta que recebemos foi “não com este nome”, deixando claro que está nos planos para o país, mas que deve adotar outro batismo. A fabricante está preparando uma série de novidades para o país e dizem que 2024 será muito mais movimentado do que o ano passado.
Revelado antes da hora através das imagens de homologação na China, o BYD Yuan UP está bem mais alinhado com os modelos da linha Dynasty (formada por carros como Han, Tan, Qin, Song e Yuan). As fotos adiantam que trará um design próximo do Yuan Plus, com algumas diferenças. Por exemplo, o para-choque perde a entrada de ar larga para usar duas menores na forma de linhas na vertical. A barra central na parte superior foi pintada de preto e os faróis são mais finos e longos.
A traseira também é parecida, mas com diferenças o suficiente para que pareça nova. Ainda tem uma lanterna que percorre toda a tampa do porta-malas, mas as extremidades tem um pequeno recorte na parte inferior. O para-choque foi modificado com duas áreas retangulares para as luzes de posição e deixando a placa no centro.
Terá 4.310 mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.675 mm de altura e um entre-eixos de 2.620 mm. Como comparação, O Volkswagen T-Cross, SUV compacto mais vendido no Brasil em 2023, mede 4.199 mm de comprimento. Segundo os documentos do governo chinês, a mecânica será formada pelos motores de 95 (70 kW) e de 177 cv (130 kW). As baterias serão da tecnologia Blade de 32 kWh ou 45,1 kWh, entregando 301 km e 401 km respectivamente, segundo o ciclo de testes na China.
Caso a BYD no Brasil acelere a homologação para lançar o Yuan UP por aqui o mais rápido possível, isso só aconteceria no último trimestre do ano. Porém, o mais provável é que o SUV compacto elétrico fique para 2025. Com os novos impostos para elétricos em vigor e aumentando dos atuais 10% para 18% em julho, o utilitário não deve custar o mesmo que o Dolphin hoje e o preço pode ficar acima dos R$ 150 mil.
Fonte: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
Recarga de 600 km em 10 minutos: o salto das baterias chinesas
BYD iniciará produção no Brasil com Song Pro e Dolphin Mini
Ford lança SUV elétrico compacto com 376 km de alcance; veja fotos
BYD vende mais de 500.000 carros eletrificados pelo 2º mês consecutivo