Na próxima quinta-feira (25 de janeiro) será apresentado o novo Porsche Macan totalmente elétrico. Essa é a segunda geração do SUV de tamanho médio, que atualmente é o modelo mais vendido da fabricante sediada em Stuttgart. Vimos muitas vezes protótipos com camuflagem, e agora o fabricante publicou esboços da frente e da traseira, nos quais o visual fica mais evidente.
A dianteira mostra a assinatura de luz de quatro pontos familiar do Taycan. No entanto, os faróis reais estão localizados mais abaixo e são muito menos visíveis. O capô com contornos fortes e as grandes entradas de ar também são reconhecíveis. O carro parece largo e parece estar colado ao chão - descobriremos na quinta-feira se o carro é tão esportivo na vida real.
Há uma lanterna com faixa de luz contínua. As letras da Porsche podem ser vistas embaixo e, presumivelmente, as luzes de freio e os indicadores à esquerda e à direita. Por fim, há um difusor que chama a atenção.
Não há um esboço da vista lateral, mas a silhueta é claramente reconhecível nas fotos publicadas recentemente. A linha do teto é a de um SUV cupê. Isso dá ao carro um visual bastante arredondado; a linha do teto se inclina de forma acentuada em direção à traseira - semelhante ao Tesla Model Y, que provavelmente será um de seus rivais:
O designer-chefe da Porsche, Michael Mauer, disse que o novo Macan é "o primeiro modelo que estamos eletrificando a partir de uma identidade de produto existente e estabelecida". O desafio teria sido encontrar um equilíbrio: Por um lado, o carro tinha que permanecer reconhecível como um Porsche e como um Macan, mas também tinha que ser perceptível como uma nova geração.
"A eliminação do enorme bloco do motor nos permite enfatizar o estilo típico do capô dianteiro", diz Maurer. No entanto, a bateria "ainda bastante grande" requer muito espaço, o que prejudicaria a relação entre largura e altura - o carro pareceria, portanto, muito alto em relação à sua largura. Maurer aparentemente neutralizou isso visualmente.
A Porsche agora deixou bem claro que o Macan será oferecido exclusivamente como um veículo elétrico. Isso pode ser reconhecido por frases como esta: "A mudança do motor de combustão para uma propulsão puramente elétrica no Macan foi tanto um desafio quanto uma oportunidade para a equipe da Style Porsche." Aparentemente, a versão com motor a combustão não será mais oferecida.
Isso provavelmente se deve a uma diretriz de segurança cibernética, conforme relatado pelo Automobilwoche, entre outros. De acordo com essa diretiva, o atual modelo a combustão não poderá mais ser registrado pelos clientes na Europa a partir de julho de 2024. Para garantir que os compradores ainda possam registrar seus carros antes disso, espera-se que o Macan movido a combustão seja descontinuado no segundo semestre. O modelo ainda poderá ser oferecido fora da Europa.
É bom ver isso no protótipo: Os faróis reais estão localizados abaixo das luzes com o design de quatro pontos.
O Macan elétrico será lançado este ano, mas ainda não se sabe exatamente quando. No entanto, sabemos que o carro é baseado na Plataforma Elétrica Premium e serálançado em duas versões de motor, ambas com tração nas quatro rodas e que representam a versão básica e o modelo superior. Espera-se que o último ofereça 450 kW (612 cv) de potência do sistema.
Ambos têm eletrônica de potência com tecnologia de carboneto de silício que economiza energia. Com 100 kWh, a bateria é maior do que a do Taycan e consiste em células prismáticas NCM811. Isso deve resultar em uma autonomia de cerca de 500 quilômetros. Graças à tecnologia de 800 volts, o carregamento ocorre em até 270 kW; a bateria deve ser totalmente carregada novamente em menos de 25 minutos (5 a 80%).
Chassi, bateria e propulsão do Macan.
Incomum: o motor é instalado atrás do inversor no eixo traseiro (à direita).
O cockpit do novo Porsche Macan também foi apresentado em detalhes. Ele oferece até três monitores - além do visor de instrumentos e da tela sensível ao toque, há também uma tela para a pessoa no banco do passageiro da frente:
O Porsche Macan elétrico é fabricado em Leipzig. Cerca de 80.000 unidades devem ser produzidas e vendidas por ano. Os preços ainda não foram divulgados; eles podem ser anunciados na quinta-feira, assim como a data de lançamento no mercado. A estreia mundial do Macan elétrico será transmitida ao vivo de Cingapura no site de imprensa da Porsche.
O Porsche Macan, modelo mais vendido da marca, provavelmente só estará disponível na versão elétrica a partir de 2024. Isso deve aumentar significativamente a participação dos carros elétricos no total de vendas. Em 2023, essa participação já era de 17% na Alemanha - e isso com apenas um modelo elétrico, o Taycan. A partir do primeiro ano completo de vendas, a participação do BEV deve facilmente dobrar para mais de um terço.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Macan Elétrico identifica motorista que não responde; veja reação
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Porsche Macan elétrico é homologado no Brasil com até 443 km de autonomia
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Porsche Macan elétrico tem início de produção em série; no Brasil em 2024
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Primeiras impressões: Porsche Macan EV é a real virada elétrica da marca