Quando você pergunta à maioria das pessoas qual é o primeiro carro que lhes vem à mente quando pensam em veículos elétricos, elas provavelmente respondem "Tesla". Embora seja ótimo que pelo menos uma montadora tenha essa presença, os consumidores gostam de ter opções. E, embora as opções sejam ótimas, um país em particular está começando a inundar os mercados globais com veículos elétricos de baixo custo, e o setor automotivo não está nada feliz com isso.

O ex-CEO e atual presidente da Toyota, Akio Toyoda, há muito tempo defende um futuro de combustível misto - híbridos, motores a gasolina, eventualmente hidrogênio e muito mais opções. Embora a montadora agora diga que está apostando alto nos veículos elétricos, nem sempre foi assim. Agora, Toyoda diz acreditar que os veículos elétricos logo começarão a atingir um limite não oficial de participação de mercado em todo o mundo.

toyota-investors-criticize-akio-toyoda-s-posture-about-evs

De acordo com Toyoda, esse número mágico é 30%. Ele afirma que os VEs serão limitados, não oficialmente, é claro, a cerca de 30% de todas as vendas de veículos novos. O restante do mercado será atendido por híbridos, células de combustível de hidrogênio e motores de combustão tradicionais. "Os motores certamente permanecerão", disse Toyoda em uma publicação interna da montadora, de acordo com a Bloomberg. E, conforme observado pela agência de notícias, não está claro se ele se referia aos carros atualmente em circulação ou as vendas anuais ao longo dos anos. 

Galeria: Toyota Urban SUV Concept

Não está claro de onde Toyoda tirou esse número, ou se ele tem uma data específica em mente para que esse limite aconteça. No entanto, o CEO da Toyota, Koji Sato, disse anteriormente que a montadora espera vender 1,5 milhão de veículos elétricos anualmente até 2026 e 3,5 milhões até 2030 - o último seria apenas cerca de 30% em comparação com o volume de vendas globais de 2022.

No ano passado, os carros elétricos foram responsáveis por cerca de 18% de todas as vendas de veículos novos no mundo. Espera-se que esse número só aumente. A BloombergNEF, por exemplo, afirma que os VEs serão responsáveis por 44% das vendas de veículos novos até 2030 e 75% até 2040. Esse número, é claro, variará de acordo com o país, pois alguns provavelmente ficarão para trás em relação às necessidades de infraestrutura existentes.

Toyota Kenshiki Forum 2023, todas as novidades

Como montadora, a Toyota sempre foi bastante conservadora em seu lançamento de veículos elétricos. A marca tem sido uma forte defensora do hidrogênio, embora esteja olhando para o futuro, para o sucesso dos FCEVs. Hoje, a empresa aceitou os VEs como necessários para preencher a lacuna entre os híbridos e os FCEVs, mas Toyoda diz que eles nunca preencherão completamente as necessidades do mundo - daí a "abordagem multipathway" da empresa para o futuro.

Toyoda afirma que a infraestrutura é um dos maiores problemas que afetam a adoção de veículos elétricos. Com mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo sem acesso à eletricidade, certamente haverá um mercado onde os motores a combustão continuarão a existir. No entanto, só porque alguém tem acesso à eletricidade não significa que ela seja confiável ou que a rede possa sustentar um influxo de VEs em um curto período de tempo sem melhorias. E é nesse ponto que Toyoda acredita que ainda há espaço para híbridos, elétricos com células de combustível e carros tradicionais movidos a combustão.