É inacreditável: há duas semanas, a BYD baixou os preços dos modelos Dolphin, Seal e Atto 3 (Yuan Plus) em até 7.015 euros (R$ 37.400). E agora o fabricante chinês está indo além e baixando os preços novamente em vários milhares de euros - mais um passo na atual guerra de preços de carros elétricos.
Há duas semanas, informamos sobre a primeira redução de preço dos modelos Dolphin, Atto 3 e Seal; na época, o Automobilwoche havia relatado a novidade. Agora, o Giga.de encontrou um site oficial da BYD que lista os novos descontos sob o título "bônus de troca":
Os preços de tabela mencionados são idênticos aos preços listados no configurador. Como a BYD nos confirmou a pedido, os descontos especificados serão deduzidos desse valor. O modelo básico do BYD Dolphin Comfort agora custa 32.990-3.000=29.990 euros (R$ 160 mil). No entanto, de acordo com a BYD, os altos descontos mencionados para o Han e o Tang (Tan) não estão corretos; esses são descontos oferecidos por revendedores individuais, como o fabricante nos informou desde então. Até o momento, porém, a informação ainda consta no site. No momento, não sabemos se esses modelos terão descontos e, em caso afirmativo, até que ponto.
Aparentemente, o fabricante chinês reduziu seus preços duas vezes seguidas. O modelo básico Dolphin Comfort ainda estava disponível por 35.990 euros (R$ 192.000) em meados do ano passado. De acordo com o Automobilwoche, o preço foi reduzido para 32.990 euros no início de janeiro e, agora, em mais 3.000 euros, para 29.990 euros.
De acordo com o site, os descontos se aplicam tanto a pessoas físicas quanto a clientes comerciais. Eles são válidos para todos os veículos novos com pedidos recebidos até 31 de março. O registro, o faturamento e a entrega devem ser concluídos até 30 de junho. As reduções de preço também se aplicam ao financiamento.
Para os modelos da linha Dolphin, Seal e Atto 3, a BYD está oferecendo agora um desconto adicional padronizado de 3.000 euros:
Dolphin Comfort | Dolphin Design | Atto 3 Comfort | Atto 3 Design |
Seal RWD Design | Selo AWD Excellence | |
Propulsão | FWD 150 kW | FWD 150 kW | FWD 150 kW | FWD 150 kW | RWD 230 kW | AWD 390 kW |
Autonomia de condução | 427 km | 427 km | 420 km | 420 km | 570 km | 520 km |
Preço 2023 | 35.990 euros | 37.990 euros | 44.625 euros | 47.005 euros | 47.578 euros | 53,668 euros |
Preço 11.1.24 | 32,990 euros | 34.990 euros | 37.990 euros | 39.990 euros | 44.990 euros | 50.990 euros |
Preço novo | 29.990 euros | 31.990 euros | 34.990 euros | 36.990 euros | 41.990 euros | 47,990 euros |
Desconto | 3.000 euros | 3.000 euros | 3.000 euros | 3.000 euros | 3.000 euros | 3.000 euros |
No caso do Dolphin, a redução de preço significa que a versão básica do BYD é agora cerca de 3.000 euros mais barata do que o rival VW ID.3, que está disponível a partir de 32.975 euros (R$ 175.900) desde a redução de preço da VW no início do ano. A autonomia elétrica (427 km para a BYD, 435 km para a VW) é praticamente idêntica, e a potência do motor é exatamente a mesma.
BYD Atto 3: com 4,46 metros, um pouco mais curto que o VW ID.4 de 4,58 m de comprimento
O best-seller da BYD na Alemanha, o SUV compacto Atto 3 (Yuan Plus), compete com o VW ID.4. O preço da versão básica Comfort caiu de cerca de 44.600 euros em 2023 para 34.990 euros (R$ 187.000), ou seja, quase 10.000 euros no total. Isso ainda o torna um pouco mais caro do que o ID .4 Pure, que está disponível a partir de apenas 32.600 euros. Portanto, o BYD agora é 2.390 euros mais caro. Em troca, a BYD também oferece mais autonomia (420 em vez de 364 quilômetros) e um pouco mais de potência do motor (204 cv em vez de 170 cv).
BYD Seal: assim como o Tesla Model 3, um clássico carro notchback com uma pequena tampa do porta-malas
Finalmente, o BYD Seal , com 4,80 metros de comprimento, compete com o Tesla Model 3. O Seal, com tração traseira de 230 kW (312 cv) e autonomia de 570 km, já está disponível por pouco menos de 42.000 euros. A Tesla cobra 43.970 euros ("preço à vista") pelo modelo de tração traseira quase igualmente potente do Model 3 com 220 kW (300 cv) e autonomia de 554 km - o BYD é, portanto, cerca de 2.000 euros mais barato.
Conclusão
O resultado final é que a BYD agora está realmente barata, e as coisas estão começando a ficar apertadas para a concorrência. Será que tudo isso agora é uma "guerra de preços nociva" que está destruindo o setor, como alguns colegas escreveram? Não sabemos. Talvez os fabricantes estejam agora abandonando suas altas margens, talvez os carros elétricos estejam recebendo subsídios cruzados, ou talvez ambos. De qualquer forma, os clientes europeus podem esperar por preços baixos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin tem condições especiais e preço sem reajuste no Brasil
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
BYD Dolphin terá versão mais barata com 500 km de alcance na China
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Comparativo Ora 03 Skin vs. BYD Dolphin: A revolução dos compactos elétricos
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
BYD Dolphin foi o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2023; veja ranking