A BYD deu um passo histórico ao oficializar a compra do terreno para a construção de sua primeira fábrica na Europa. Segundo relatado, a gigante chinesa assinou um acordo de compra de terrenos com o Governo Municipal de Szeged, na Hungria, para uma fábrica de automóveis que havia sido anunciada recentemente.
É um marco significativo na expansão internacional da BYD, que foi destacado por Péter Szijjártó, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Hungria como um dos maiores e mais significativos investimentos da história da Hungria.
Ele enfatizou que a construção da primeira fábrica europeia de carros de passeio de nova energia da BYD na Hungria não apenas fortalecerá a economia do país, mas também solidificará sua base para o crescimento econômico de longo prazo e melhorará sua posição na transição global de veículos elétricos. Tanto o governo central quanto o local húngaro prometeram um amplo apoio para colocar a unidade em operação o quanto antes.
A unidade húngara ajudará a BYD na missão de atingir uma participação de 10% do mercado europeu até 2030. Por lá, o modelo mais vendido da marca é o Atto 3 (Yuan Plus). A BYD vendeu aproximadamente 13.000 carros na Europa até novembro e 11.000 dessas vendas consistiram no Atto 3.
A conversa sobre a fábrica europeia já existe há algum tempo. A montadora chinesa se reuniu com governos locais, mas havia uma expectativa inicial de que a fábrica ficasse entre França e Alemanha, esperando apoio ou investimentos de fontes locais.
A BYD tem um imenso desafio pela frente que é ampliar sua participação de mercado na Europa, o que não tem sido tarefa fácil. Segundo o Automotive News Europe isso levou a um debate interno sobre quais produtos, marcas e até motorizações seriam mais adequadas para a região.
Líder global em vendas de carros elétricos e híbridos plug-in, com 3 milhões de emplacamentos em 2023, a BYD ocupa um distante terceiro lugar entre as montadoras chinesas, atrás do portfólio diversificado de marcas do Geely Group e da crescente marca MG, que pertence à SAIC.
O ambicioso plano estratégico da BYD prevê 14 bases de produção de veículos elétricos ao redor do mundo, incluindo nove fábricas de veículos na China. Além disso, a BYD firmou acordos para cinco fábricas de veículos elétricos no Uzbequistão, Tailândia, Brasil, Hungria e Indonésia, mostrando o avanço de sua abordagem internacional.
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